Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lançado Prémio Presidente Carlos Bernardes para as escolas

premiopresidentecarlosbernardes

As entidades gestoras de resíduos ERP Portugal e a Novo Verde lançaram o Prémio Presidente Carlos Bernardes para promover práticas sustentáveis e a sensibilização ambiental nas escolas, homenageando o autarca, que morreu este ano, foi hoje anunciado.

O Prémio Presidente Carlos Bernardes faz parte do programa 'Planeta da Transformação no Oeste', iniciado em 2018 junto dos mais de 4.000 alunos do 4.º ano de escolaridade, e tem como objectivo “promover práticas sustentáveis através de acções de sensibilização ambiental e distribuição gratuita de informação sobre a importância e as vantagens da economia circular”, é referido numa nota de imprensa.

O nome atribuído a este prémio surge naturalmente na sequência das acções que têm sido implementadas no território do Oeste, já que destaca o marcante trabalho levado a cabo pelo presidente Carlos Bernardes em matéria de educação e sensibilização ambiental”, justificou Filipa Moita, responsável de comunicação das duas entidades gestoras de resíduos.

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Pedro Folgado, também citado na nota, sublinhou que, além da sensibilização das crianças e jovens para o tema da economia circular, a atribuição do Prémio Presidente Carlos Bernardes “marca e reforça a relevância das iniciativas de educação ambiental, vector incondicional e inegável da herança deixada por Carlos Bernardes, eterno defensor das causas ambientais”.

No âmbito da distinção, estão previstas actividades pedagógicas e educativas no início do próximo ano, dirigidas às escolas do ensino básico dos 12 concelhos da região Oeste, em formato digital e centralizadas na plataforma Academia do Oeste, onde estarão disponíveis diversas ferramentas e onde decorrerão ‘webinars’ temáticos, em parceria com as entidades envolvidas.

No contexto de combate às alterações climáticas e ao insucesso escolar, os alunos vão ser desafiados a construir soluções para a entrega selectiva de equipamentos eléctricos e electrónicos, pilhas e embalagens em fim de vida, utilizando materiais reutilizados.

Aos alunos vencedores do prémio vão ser atribuídos 120 tablets (10 alunos por município).

Também vão ser reconhecidos os municípios, as escolas e os professores dos alunos participantes.

Carlos Bernardes, presidente da Câmara de Torres Vedras entre 2015 e 2021 e vice-presidente entre 2005 e 2015, faleceu em Maio deste ano.

Texto: ALVORADA com agência Lusa