Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Estudante do Politécnico de Leiria premiada com residência artística no Centro Internacional da Estampa Contemporânea de Betanzos

anaritamanique1

A aluna Ana Rita Manique, mestranda em Design de Produto da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, foi uma das premiadas na 8.ª edição do espaço ‘Cubos das Tentações’, do Festival Internacional de Gravação e Arte sobre Papel de Bilbau (FIG Bilbau), em Espanha. O evento decorreu entre os passados dias 25 e 28 de Novembro, no Palácio Euskalduna de Bilbau. ‘Imagined Cities’ foi o projecto que valeu à estudante a conquista do prémio, que consiste numa residência artística na Fundação CIEC - Centro Internacional da Estampa Contemporânea de Betanzos, na Corunha.

O projecto da jovem estudante mostra, através da Impressão em Serigrafia, a cartografia de uma cidade imaginada, que ainda não existe. A partir do desenho e da fotografia, as imagens ligam-se a um pensamento multidisciplinar que incide sobre o urbanismo, o design e a arte. Assim, de forma utópica, as impressões procuram activar uma cidade ainda por criar.

Estar presente no FIG Bilbau a apresentar o seu trabalho de gravura e a representar a ESAD.CR e o Politécnico de Leiria, foi, segundo Ana Rita Manique, “uma enorme honra e excelente oportunidade para expor o meu trabalho. Foi um projecto ambicioso desde o início. Desenvolvi este trabalho com o intuito de quebrar as dimensões físicas do cubo de madeira, convidando o espectador a imaginar um outro lugar, com novas cartografias. Em simultâneo é algo poético e pessoal com imagens de locais e coordenadas de sítios que me são próximos”, referiu.

Fico muito feliz com o prémio que foi atribuído. É uma grande motivação para continuar a constante criação do meu trabalho, e carreira dentro da área das artes e design. Agradeço à professora Célia Bragança e ao professor Samuel Rama, a orientação e acompanhamento, e ao Politécnico de Leiria e ESAD.CR, as condições e oportunidades para que o trabalho diariamente desenvolvido nas oficinas seja ampliado e reconhecido”, realçou a estudante.

Além de Ana Rita Manique, representaram o Politécnico de Leiria na 8.ª edição do espaço ‘Cubos das Tentações’ a docente Célia Bragança, da ESAD.CR, e os estudantes Miguel Ferreira, do terceiro ano da licenciatura em Artes Plásticas, Miguel Ângelo Marques, do mestrado em Artes Plásticas, e Sara Pinho da Cruz, mestranda em Artes Plásticas.

O espaço ‘Cubos das Tentações’ pretende dar visibilidade, apoiar, difundir e potenciar as práticas artísticas emergentes. Além da ESAD.CR do Politécnico de Leiria, participou ainda no evento a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tendo o espaço sido composto por oito cubos de madeira 2x2x2 metros, quatro para cada instituição, além da utilização das próprias paredes.

Os projectos premiados foram avaliados por um júri especializado, com base nos critérios de qualidade, formato e projecção.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados