Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Legislativas: Socialistas do Oeste garantem subida do candidato João Nicolau na lista do círculo de Lisboa

Joao Nicolau PS FRO 2021

A Comissão Política Nacional do PS aprovou esta madrugada as listas de candidatos socialistas a deputados às próximas eleições legislativas de 30 de Janeiro com 83% dos votos favoráveis, anunciou hoje o secretário-geral adjunto, José Luís Carneiro. Entre os membros da Comissão Política Nacional do PS, 14% votaram contra e três por cento optaram pela abstenção.

A FRO - Federação Regional do Oeste do PS conseguiu que o seu candidato, o actual deputado alenquerense João Nicolau, figure em 21º lugar, três lugares acima do lugar assumido em 2019 na lista do Círculo Eleitoral de Lisboa que continua a ser liderada pelo secretário-geral António Costa. O PS conseguiu nas últimas legislativas eleger 20 deputados (dos 48 eleitos eleitos), pelo que o jovem político oestino está numa posição potencialmente elegível.

A lourinhanense Maria de Fátima Fonseca, actual secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, dirigente nacional socialista, volta a estar num lugar elegível na lista por Lisboa, mas descendo do 12º para o 16º lugar, tendo integrado a quota da FAUL - Federação da Área Urbana de Lisboa. O concelho da Lourinhã conta ainda com duas militantes socialistas nesta lista: Catarina Silva (presidente federativa das Mulheres Socialistas Igualdade e Direitos do Oeste) surge em 42º e Selene Martinho (presidente da Federação Regional do Oeste da Juventude Socialista) volta a ocupar o 44º lugar dos efectivos. Ambas foram propostas pela FRO.

Em conferência de imprensa, no final da reunião, José Luís Carneiro destacou “o factor experiência” entre os candidatos a deputados pelo PS, considerando que essa característica "é essencial para dar suporte político a um Governo que se quer estável”. O ‘número dois’ da direcção do PS adiantou que há oito cabeças-de-lista novos em relação às eleições legislativas de 2019 e que foram incluídos em lugar de eleição directa dois dirigentes da UGT.

Ainda em relação à região Oeste mas no tocante ao Círculo Eleitoral de Leiria, o bombarralense António Lacerda Sales, actual secretário de Estado Adjunto da Saúde, encabeça a lista (foi terceiro em 2019), surgindo em quarto lugar a actual deputada caldense Sara Velez (subiu um lugar), seguido do nazareno Salvador Formiga (chefe de gabinete do presidente da Câmara da Nazaré e líder da distrital socialista Walter Chicharro), enquanto que o também deputado bombarralense Jorge Gabriel Martins é agora sexto (subiu um lugar). Henrique Estrelinha (Peniche) surge em 10º. Em 2019 o PS elegeu 4 dos 10 deputados do Círculo de Leiria.

O processo de escolha dos candidatos a deputados nas diferentes federações socialistas arrancou em Viana do Castelo. De acordo com os estatutos do PS, cabe às comissões políticas federativas de cada distrito aprovar cerca de dois terços dos candidatos a deputados. O restante terço é da responsabilidade directa do secretário-geral, António Costa - a chamada quota nacional. Pertence também ao líder partidário a escolha dos diferentes cabeças-de-lista do PS nos círculos eleitorais do território continental.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados