Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid:19: Surto com duas mortes e 21 infectados em lar no concelho de Torres Vedras

covid 19 J

Um surto de Covid-19 foi detectado numa estrutura residencial para idosos, na Ponte do Rol, no concelho de Torres Vedras, registando 21 casos de infeção activos e duas mortes, foi hoje anunciado.

O surto, com 21 casos activos, foi identificado no Lar ‘Seixinho O Meu Lar’, foi hoje divulgado através do boletim epidemiológico disponibilizado pelo Município de Torres Vedras, baseando-se em dados reportados pelas autoridades locais de saúde pública.

Desde que o surto foi detetado já se registaram duas mortes, estando a situação a ser acompanhada pelas autoridades de saúde, segundo o mesmo documento, que não dá mais pormenores do caso.

Desde o início da pandemia, o concelho Torres Vedras, contabiliza 8.469 casos confirmados, dos quais 452 estão activos, 7.826 recuperaram e 191 morreram.

Há 44 surtos em lares de idosos revela Governo

Os lares de idosos têm atualmente 44 surtos de Covid-19, um número que se tem mantido estável nos últimos dois meses, revelou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. "Em termos do número de surtos, o número tem sido estável ao longo dos últimos dois meses. Neste momento, temos 44 surtos em lares”, precisou, Ana Mendes Godinho, na conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros.

A ministra afirmou que se tem procurado “permanentemente que exista uma partilha das informações e das recomendações”. Ana Mendes Godinho esclareceu que as pessoas que visitam os lares de idosos podem fazer um autoteste de diagnóstico à Covid-19 “desde que realizado no momento e em frente a um funcionário da instituição”, permitindo esta medida uma simplificação de procedimentos e uma garantida de proteção.

A governante disse ainda que está a decorrer o programa de testagem preventiva aos funcionários de lares de idosos, uma iniciativa que tem cerca de um ano. Segundo a ministra, este programa permitiu evitar, desde o início e até ao momento, “mais de 1.050 surtos em lares de idosos face à deteção de casos nestes testes preventivos que têm sido feitos de forma massiva”.

Texto: ALVORADA com agência Lusa