Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Centro Hospitalar do Oeste deu as boas-vindas a 68 novos médicos que vão fazer o internato este ano

Internos Formacao Geral choeste 2022

O CHO - Centro Hospitalar do Oeste acolheu 68 médicos internos, 58 da Formação Geral e 10 da Formação Especializada, que escolheram os hospitais de Caldas da Rainha e de Torres Vedras para completarem o seu processo de formação médica, anunciou hoje em comunicado a instituição pública.

A cerimónia, para a qual não foi convidada a comunicação social e que decorreu na segunda-feira de manhã, teve uma sessão de acolhimento presencial aos 10 médicos de Formação Especializada, distribuídos pelas especialidades de Cirurgia Geral (2), Ginecologia/Obstetrícia (1), Medicina Interna (3), Ortopedia (1), Pediatria (2) e Pneumologia (1). Este momento foi conduzido pela directora do Internato Médico, Sara Santos, e contou com a presença da presidente do Conselho de Administração do CHO,Elsa Baião, que deixou uma mensagem de boas-vindas. Devido à atual situação pandémica, a cerimónia de acolhimento dos restantes 58 internos da Formação Geral decorreu em formato ‘online’. 

O Internato Médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objectivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respectiva área de especialização. No primeiro ano, designado por Formação Geral, os médicos passam durante nove meses pelos serviços hospitalares de Medicina Interna, Pediatria e Cirurgia Geral. Os restantes três meses são dedicados à especialidade de Medicina Geral e Familiar e à Saúde Pública, nos Centros de Saúde do ACES Oeste Norte e ACES Oeste Sul. No que respeita à Formação Especializada, pode ter a duração de quatro a seus anos, dependendo da área de especialidade.

Acrescenta ainda o comunicado que o Conselho de Administração do CHO “deseja as maiores felicidades pessoais e profissionais aos 68 novos médicos nesta nova etapa formativa, e conta com o contributo de todos no crescimento e modernização da instituição, assim como na valorização da vertente humana no cuidado aos doentes”. Recorde-se que a instituição tem alertado por diversas vezes para a dificuldade do recrutamento de profissionais de saúde para colmatar as suas necessidades.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais públicos de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CHO