Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Conselho Estratégico do Planalto das Cesaredas aprovou financiar realização de estudo científico

Reuniao Planalto das Cesaredas 2022 1

O Conselho Estratégico do Planalto das Cesaredas decidiu financiar um estudo aprofundado sobre a biodiversidade e geodiversidade desta zona oestina. Esta foi uma das decisões tomadas na reunião realizada esta quinta-feira, anunciou em comunicado o aspiring Geoparque Oeste.

“Este será um projecto que incidirá sobre todo o Planalto das Cesaredas em que se pretende ficar a conhecer a sua bio e geodiversidade. Este será o primeiro grande projecto de estudo científico do património natural do Planalto das Cesaredas, em que também serão realizadas acções educativos”, destaca o documento enviado ao ALVORADA.

Esta foi a terceira reunião do Conselho Estratégico do Planalto das Cesaredas, na qual marcaram presença 14 entidades nas instalações da Junta de Freguesia do Pó, que têm na sua génese a defesa e promoção do património natural e cultural do Planalto das Cesaredas, entre as quais figuram as juntas de freguesia e os municípios de Bombarral, Lourinhã, Óbidos e Peniche.

Na ordem de trabalhos desta reunião figurou também a análise e deliberação sobre as propostas de logótipo para o Planalto das Cesaredas, bem como sobre a utilização do “site e/ou app”. Foram ainda analisadas as rubricas orçamentais dos municípios dedicadas a esta zona geográfica que é repartida pelos quatro concelhos.

Sublinhe-se que a AGEO - Associação Geoparque Oeste foi mandatada pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste para dinamizar e promover a execução do PEPC - Plano Estratégico do Planalto das Cesaredas, cabendo assim a esta entidade a coordenação do Conselho Estratégico, assim como “o estabelecimento de pontes entre este órgão e os respectivos municípios".

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados