Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste de visita à Expo 2020 Dubai

Expo Dubai 2022

Está nos Emirados Árabes Unidos uma delegação de autarcas da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, para onde viajou domingo para o Dubai, cidade e emirado deste país do Golfo Pérsico, tendo no programa oficial uma visita à Expo 2020. A exposição decorre neste país árabe desde 1 de Outubro e encerra as portas no próximo dia 31.

A Delegação da OesteCIM deslocou-se à no quadro das novas dinâmicas de políticas públicas desenhadas no âmbito das transições gémeas, a digital e climática, e respectivas oportunidades nesta economia de elevado valor acrescentado. Em linha com este desígnio, saliente-se o projecto que a OesteCIM está a desenvolver com a AICEP, Projeto Grow Investment”, revelou a instituição oestina ao ALVORADA. Na agenda figuram contactos com várias entidades e, no pavilhão português da exposição, foi incluído um almoço confecionado pelo ‘chef’ argentino Chakall, que tem residência no concelho da Lourinhã. A comitiva oestina teve oportunidade de assinar o livro de honra no pavilhão de Portugal, situado no distrito ‘Sustentabilidade’ da Expo, “em linha com a estratégia de futuro assumida para a [nossa] região”A deslocação à Expo 2020 Dubai possibilita desta forma o contacto da OesteCIM “com inovações tecnológicas dos 192 países representados neste encontro gigantesco, realizado a cada cinco anos e que aborda temas como cultura, tecnologia, inovação, design e excelência humana”.

Pela primeira vez na história das exposições universais cada país participante teve o seu próprio pavilhão. Ainda segundo a OesteCIM, o Pavilhão de Portugal “dá aos visitantes um vislumbre de como será visitar, investir, trabalhar e viver em Portugal”. “Com o propósito de ligar mentes e criar o futuro, a Expo 2020 Dubai é uma incubadora de novas ideias em todo o mundo, abordando subtemas como Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade, que inspiram a proteger o planeta, explorar novas fronteiras e construir um futuro brilhante”, acrescenta a instituição presidida pelo autarca socialista alenquerense Pedro Folgado, que lidera a delegação. “A viagem à Expo 2020 Dubai representou, assim, uma oportunidade de contatar com soluções para vários desafios, tratando-se de uma plataforma importante para a troca de conhecimento e colaboração entre Administração Pública, empresas e pessoas”, conclui a informação enviada ao ALVORADA.

Esta viagem organizada pela OesteCIM conta com a presença da maioria dos 12 presidentes de câmara, com excepção de uma representação da Câmara Municipal de Peniche e, ainda, da Câmara Municipal da Lourinhã. O presidente lourinhanense João Duarte Carvalho testou positivo à Covid-19 na véspera da partida, pelo que ficou retido em confinamento na sua residência. O regresso da comitiva oestina está agendada para este sábado.

Texto: ALVORADA
Fotografia: MNE