Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Governo: Ex-autarca de Torres Vedras Carlos Miguel volta a tutelar as autarquias

governo de portugal

O antigo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras Carlos Miguel volta a ser secretário de Estado com a pasta das autarquias no próximo Governo, depois de, no executivo cessante, ter estado com a pasta do Desenvolvimento Regional.

Carlos Miguel será o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território do XXIII Governo Constitucional, que toma posse na próxima quarta-feira, segundo a lista de secretários de Estado hoje divulgada pelo gabinete do Primeiro-Ministro, António Costa.

O ex-autarca já tinha sido secretário de Estado das Autarquias Locais entre 2015 e 2019, no primeiro executivo liderado por António Costa, e era actualmente secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.

As autarquias passam no próximo Governo a estar na tutela do Ministério da Coesão Territorial, da ministra Ana Abrunhosa, depois de, entre 2015 e 2019, terem estado na Administração Interna e de, na legislatura que agora termina, terem estado no Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, que não faz parte da orgânica do próximo Executivo. O ordenamento do território tinha estado sempre, nos dois primeiros Governos de António Costa, no Ministério do Ambiente.

Carlos Miguel manter-se-á assim na equipa de Ana Abrunhosa, mas agora com as pastas da Administração Local e Ordenamento do Território.

Já a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, que até agora assegurava, passou para as mãos de Isabel Cristina Ferreira, que já integrou o Ministério da Coesão Territorial na legislatura cessante, mas como secretária de Estado da Valorização do Interior.

A equipa deste ministério vai, assim, manter-se com os mesmos protagonistas - Ana Abrunhosa, Carlos Miguel e Isabel Cristina Ferreira -, embora haja mudanças nas secretarias de Estado.

Carlos Miguel, nascido em 1957, é licenciado em Direito e antes de chegar à presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras (2004-2015) presidiu à Assembleia Municipal e foi vereador. Foi também presidente do Conselho Intermunicipal da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste. O militante socialista teve, entre outros cargos, a presidência da Federação Regional do Oeste do PS.

Já Isabel Cristina Ferreira, nascida em 1974, foi vice-presidente do Instituto Politécnico de Bragança e directora do Centro de Investigação de Montanha, sendo doutorada na área da Química e licenciada em Bioquímica, segundo uma nota biográfica distribuída hoje pelo Governo. Coordenou também o Conselho Científico de Ciências Naturais e do Ambiente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT- Portugal) e integrou a Comissão de Peritos de acompanhamento dos Programas-Quadro Europeus H2020 e Horizonte Europa.

A posse de todo o XXIII Governo Constitucional está prevista para quarta-feira, pelas 17h00, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

Texto: ALVORADA com agência Lusa