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Lançado este mês concurso de 5,8 milhões para obras de modernização da Linha do Oeste

Linha do Oeste 1

A Infraestruturas de Portugal (IP) deverá lançar este mês o concurso público internacional de 5,8 milhões de euros para as obras englobadas no projecto de modernização da Linha Ferroviária do Oeste (Sintra/Figueira da Foz). Segundo informou a empresa à agência Lusa, o lançamento do concurso “está a ser ultimado, tendo a IP intenção de o lançar previsivelmente durante o mês Julho”. A empreitada vai desenvolver-se ao longo de 43 quilómetros da via no troço entre as estações de Mira Sintra/Meleças (Sintra) e Torres Vedras. A obra contempla a construção de desvios para cruzamento de comboios, obras de electrificação, intervenções em cinco estações e seis apeadeiros e construção de uma subestação de tração eléctrica em Runa, no concelho de Torres Vedras. Juntam-se também obras de automatização e supressão de passagens de nível, a construção de nove passagens desniveladas, a reabilitação de quatro túneis e instalação de sinalização electrónica.

Numa portaria publicada esta terça-feira em Diário da República, os secretários de Estado do Orçamento e Infraestruturas autorizam a empresa pública a proceder à repartição de encargos do contrato, por ter execução plurianual. Os custos são repartidos entre este ano (156 mil euros), 2020 (2,2 milhões de euros), 2021 (3,3 milhões de euros) e 2022 (150 mil euros). Já em Maio do ano passado, a IP lançou um concurso público de 4,9 milhões de euros para suprimir as passagens de nível no troço da Linha do Oeste entre Meleças (Sintra) e Mafra, o primeiro concurso no âmbito do projecto de modernização.

Aguardado há décadas, o projecto modernização da centenária Linha Ferroviária do Oeste está orçado em 112,4 milhões de euros, de acordo com a Declaração de Impacto Ambiental, datada de Junho de 2018, mas o principal concurso público ainda não foi lançado. O projecto incide em 87 dos 200 quilómetros da Linha do Oeste (Sintra/Figueira da Foz), entre as estações de Mira Sintra-Meleças (Sintra) e de Caldas da Rainha, atravessando os concelhos de Sintra, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Cadaval, Bombarral, Óbidos e Caldas da Rainha.

O projecto engloba a electrificação e duplicação da via, a rectificação de curvas, a criação de variantes ao traçado actual, a supressão de passagens de nível e a sua substituição por passagens superiores ou inferiores à linha férrea e instalação de sinalização nas estações e apeadeiros. Com prazo de execução de 18 meses, as obras vão ser realizadas em duas empreitadas, correspondentes aos troços Mira Sintra-Meleças/Torres Vedras e Torres Vedras/Caldas da Rainha. O projecto é financiado a 85% por fundos comunitários, oriundos do COMPETE 2020, sendo o restante proveniente do Orçamento de Estado.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)