Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

PSD/Oeste quer parceria público/privada para novo Hospital do Oeste em Torres Vedras apenas para zona sul da região

PSD Oeste novo hospital 27052022

O PSD/Oeste defendeu esta tarde o estabelecimento de uma parceria público/privada para a construção de um novo hospital, no concelho de Torres Vedras, para servir os concelhos da zona sul da nossa região, abrangendo também o concelho de Mafra. Segundo o presidente Duarte Pacheco, também deputado na Assembleia da República, este é “o plano B” para resolver o problema relacionado com a qualidade dos serviços hospitalares, depois do PS ter chumbado na Assembleia da República a proposta social-democrata, que defendia o financiamento do novo Hospital do Oeste no Orçamento de Estado que foi hoje aprovado pelo plenário apenas com os votos favoráveis da maioria socialista. Tal como noticiámos esta semana, o Grupo Parlamentar do PSD criticou fortemente a decisão tomada pelo Grupo Parlamentar do PS.

Na conferência de imprensa realizada simbolicamente junto à entrada do Hospital de Torres Vedras, Duarte Pacheco afirmou que o estabelecimento de uma parceria público/privada será a solução para os problemas do acesso a cuidados hospitalares das populações dos concelhos da Lourinhã, Torres Vedras, Cadaval (servidos pelo Centro Hospitalar do Oeste) e, ainda, Sobral de Monte Agraço, Alenquer, Arruda dos Vinhos (servidos peplos hospitais de Vila Franca de Xira e Loures) e Mafra (parcialmente servido pelo CHO).

Duarte Pacheco revelou ainda que, em sessão de câmara da edilidade torriense, a presidente socialista Laura Rodrigues “saudou esta proposta porque da reunião que ela teria tido no Ministério da Saúde [com a ministra Marta Temido], ficou com a consciência que nem nos próximos 10 anos o Governo terá vontade de fazer qualquer coisa”. “Neste momento estamos sintonizados”, acrescentou.

A proposta de construção do novo Hospital do Oeste para os concelhos do sul da nossa região tem como localização proposta pelo PSD uma área junto ao nó da A8 em Catefica, já contemplada para a construção de equipamentos sociais pelo Plano Director Municipal de Torres Vedras.

O ALVORADA questionou o gabinete da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras sobre esta questão, nomeadamente sobre as afirmações a si atribuídas por Duarte Pacheco nesta conferência de imprensa, mas até ao momento não recebemos nenhuma resposta.

Recorde-se que a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste tem vindo a trabalhar numa proposta que preveja a construção de um só hospital para a região, cujo estudo - com proposta de localização - deverá ser revelado aos 12 autarcas numa reunião do conselho intermunicipal que deverá ser realizada para a semana.

Pode ler a notícia mais desenvolvida na próxima edição impressa do ALVORADA.

Texto e fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA