Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Geoparque Oeste celebra Dia Mundial dos Oceanos com apresentação do Livro Branco do Mar

GEOPARQUEoeste V cores 01

Neste Dia Mundial dos Oceanos, o aspiring Geoparque Oeste assinou esta manhã um protocolo com a Estação Náutica do Oeste, a plataforma constituída no âmbito da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste com o objectivo de promover a cooperação entre municípios, as empresas de serviços náuticos e turísticas, concretamente entre o sector público e o sector privado. Este acordo surge no âmbito da estratégia territorial que o aspiring Geoparque Oeste tem definida e alicerçada nos Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente no ODS 14 - Proteger a Vida Marinha.

As outras duas acções agendadas para esta quarta-feira passam pela realização, durante a tarde, de um ‘webinar’ para a apresentação do Livro Branco do Mar, em parceria com as Berlengas - Reserva da Biosfera e a ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche. Esta sessão teve a participação de Pedro Salgado (15 anos ‘Expedição Berlengas - Grupo de Risco), Sérgio Leandro (A importância do Mar no passado, presente e futuro das Berlengas - Reserva da Biosfera) e Miguel Reis Silva (A relação do Mar no aspirante Geoparque Oeste), culminando com a apresentação do Livro Branco do Mar.

Esta noite, pelas 21h00, o auditório do Edifício Cultural do Município de Peniche é palco do colóquio sobre ‘Vertebrados Jurássicos de Peniche’ com o paleontólogo Bruno Camilo Silva.

Recorde-se que o aspiring Geoparque Oeste engloba seis municípios: Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, numa área total de 1154 km2. Dos 72 km de costa atlântica presentes neste território, cerca 15 km correspondem a praias de areia, um grande atrativo para os locais e para os visitantes ocasionais ou sazonais. Também, as paisagens geológicas e a exposição das camadas geológicas nas arribas litorais com dinossauros, atraem interessados, investigadores e turismo científico de todo o mundo.

Texto: ALVORADA