Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Marinha Portuguesa coordena resgate médico ao largo do Cabo Carvoeiro

MRCC Lisboa

A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar) e a Força Aérea Portuguesa, efectuou esta tarde uma evacuação médica do navio marcante ‘Guroni’.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Serviço de Comunicação, Informação e Relações Públicas da Marinha revela que o alerta foi recebido às 12h40, pelo navio ‘Guroni’ que se encontrava a navegar a 25 milhas, equivalente a cerca de 46 km, a oeste do Cabo Carvoeiro, relativo a um elemento da guarnição que apresentava sintomas de enfarte.

“O CODU-MAR declarou como uma situação urgente, tendo sido de imediato empenhado um helicóptero EH-101, da Força Aérea, para proceder à evacuação, que chegou ao navio às 13h50. O helicóptero deslocou-se depois para o aeródromo de Figo Maduro [em Lisboa] e o paciente foi transportado por ambulância para uma unidade hospitalar”, conclui o comunicado.

Com bandeira de Malta, o ‘Guroni’ é navio-tanque de 9.016 toneladas e 117,5 metros, construído em 2010, que faz transporte de petróleo e produtos químicos, faz a viagem entre Marrocos e Espanha, onde deve aportar no porto da Corunha, na Galiza, tendo passado este domingo ao largo da costa Oeste.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados