Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Surfista italiano em paragem cardiorespiratória na Praia do Baleal salvo no areal

Salvamento surfista baleal 14062022

Um surfista de 57 anos, de nacionalidade italiana, que alegadamente se sentiu mal após sair da água esta tarde, entrando em paragem cardiorrespiratória, na Praia do Baleal, em Peniche, foi assistido por elementos do Projecto ‘SeaWatch’, pertencente à Autoridade Marítima Nacional.

Em comunicado, a AMN esclarece que na sequência de um alerta recebido pelas 15h30, através do nadador-salvador, a informar que se encontrava um homem em paragem cardiorrespiratória na praia, foram de imediato activados para o local elementos do Projecto ‘SeaWatch’ e do Comando-local da Polícia Marítima de Peniche, bem como elementos dos Bombeiros Voluntários Peniche e do INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica.

A vítima foi inicialmente assistida no areal pelo nadador-salvador, que iniciou as manobras de reanimação, com o auxílio de um médico que se encontrava no local, até à chegada dos elementos do Projecto ‘SeaWatch’ que continuaram as manobras de reanimação, com recurso a oxigenoterapia e ao Desfibrilhador Automático Externo (DAE), que equipa as viaturas AMAROK”, refere o comunicado da AMN.

Ainda segundo a AMN, “após diversas tentativas, foi possível reanimar a vítima, tendo sido assistida e estabilizada pelos elementos do INEM, sendo posteriormente transportada para fora da praia pelos elementos do Projecto ‘SeaWatch’, com recurso à viatura AMAROK, onde aguardava uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Peniche que a transportou, em estado estável, para uma unidade hospitalar”. O Comando-local da Polícia Marítima de Peniche tomou conta da ocorrência.

Texto: ALVORADA
Fotografia: AMN