Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Prémios ‘Gazela’ da CCDR Centro distinguem 13 empresas do Oeste e uma é da Lourinhã

gazela ccdrc

Uma das 13 empresas da região Oeste distinguidas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da Região Centro com o prémio ‘Gazela’ é do concelho da Lourinhã. Trata-se da empresa Heróis de Sucesso - Transportes Unipessoal, Lda. O volume de negócios da empresa passou de 101.345 euros em 2017 para 1.399.746 euros em 2021, enquanto que o número de colaboradores no mesmo período passou de 5 para 16 pessoas.

A região Centro conta com 91 empresas ‘Gazela’, que empregam 3.875 pessoas e geram um volume de negócios de 914 milhões de euros e 571 milhões de euros de exportações. Das 91 empresas, 13 estão localizadas nos municípios da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste: cinco em Torres Vedras, duas em cada município de Alcobaça, Alenquer e Caldas da Rainha e uma em Arruda dos Vinhos e Lourinhã. Todas as empresas vão ser homenageadas na Gala das Empresas Gazela 2021, que se realiza este terça-feira, pelas 19h30, no Mercado Municipal de Ovar.

De acordo com os apuramentos efectuados pela CCDRC, que pelo décimo ano consecutivo faz esta distinção das empresas ‘Gazela’ na região, destacam-se os vários aspectos para as empresas no território da OesteCIM. Estas empresas têm um elevado potencial para gerar novos de postos de trabalho, tendo triplicado os colaboradores ao serviço entre 2017 e 2020, passando de 60 para 192 trabalhadores. O volume de negócios destas 13 empresas cresceu mais do que sete vezes entre 2017 e 2020, pois facturaram 3,1 milhões de euros em 2017 e 23,2 milhões de euros em 2020. Já 8 das 13 empresas são de pequena dimensão, quatro são microempresas e uma é uma média empresa. Por outro lado, 4 destas 13 empresas (31%) desenvolve as suas actividades no sector da construção, que, em conjunto com as duas na indústria transformadora, e as duas no sector do comércio, representam 62% das empresas ‘Gazela’ da Oeste CIM, refere em comunicado a CCDRC.

As restantes empresas do Oeste contempladas com esta distinção são as seguintes: Alenquer - Fernando Carvalho Marques, Unipessoal, Lda; Alcobaça - A. B. Inácio, Lda, HC - Caixilharia, Lda; Arruda dos Vinhos - Formato Magento, Lda; Caldas da Rainha - Estimativa Ocasional - Unipessoal, Lda; Torres Vedras - Antunes & Correia - Construções, Lda, Apelativângulo Construção Civil - Unipessoasl, Lda, CAIDI - Centro de Apoio e Intervenção no Desporto Infantil, Lda, Metal - Carvalho Conrado, Lda.

Texto: ALVORADA