Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Arruda dos Vinhos deverá recusar acolher estação de resíduos da Valorsul para o sul do Oeste

Valorsul logo

O presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos reiterou hoje seguir a vontade da população da freguesia de Arranhó contra a eventual localização da Estação de Tratamento e Valorização Orgânica da Valorsul e levar o assunto à próxima reunião de câmara.

Na reunião pública descentralizada precisamente em Arranhó, André Rijo disse que “vai cumprir o que já tinha dito”, garantindo que o parecer da Junta de Freguesia “é vinculativo”, depois de a população ter sido auscultada numa consulta popular realizada no domingo. Participaram 829 dos mais de dois mil eleitores e, desses, 765 votaram no “não” e 60 no “sim”. Registaram-se ainda três votos nulos e um branco. “Foi a democracia participativa a funcionar e vamos respeitar o parecer da junta de freguesia”, acrescentou o autarca, para o qual a posição “confere legitimidade política”.

André Rijo adiantou que, na próxima reunião de câmara, vai levar uma proposta ao executivo no sentido de recusar junto da Valorsul a localização da Estação de Tratamento e Valorização Orgânica (ETVO) na Zona Industrial de Reciclagem de Arranhó, após receber o parecer da junta de freguesia. Na consulta popular, cada eleitor foi questionado se “concorda com a eventual instalação pela Valorsul da Estação de Tratamento e Valorização Orgânica (ETVO) na Zona Industrial de Reciclagem (ZIR) na freguesia de Arranhó”.

O presidente da câmara esclareceu que a empresa que gere e trata dos resíduos nos concelhos da região abordou há três meses o município sobre a eventual localização de uma ETVO em Arranhó, a par de outras localizações em Vila Franca de Xira e Loures, que está a equacionar. Este município oestino já promoveu visitas de autarcas locais à ETVO da Valorsul na Amadora.

Ainda sem qualquer projecto ou estudo prévio e avaliação de impacto ambiental, o autarca explicou que se trata de um investimento de 100 mil euros e que vai ser maior do que a da Amadora, que trata por ano 40 mil toneladas de resíduos. Como a intenção é tratar 100 mil toneladas de resíduos a partir de 2026 e a ETVO da Amadora não pode ser ampliada por falta de espaço, a Valorsul pretende investir numa outra ETVO para recolher os resíduos dos concelhos do sul do Oeste, que inclui o município da Lourinhã.

Questionada pela Lusa, a Valorsul confirmou que a “nova instalação é imprescindível para o aumento futuro de quantidades a recolher”. Contudo, “a infraestrutura a ser construída ainda se encontra em fase preliminar de estudo e não existem, a esta data, quaisquer projectos concluídos ou localizações decididas", estando a estudar os “cenários possíveis”.

A Valorsul, S.A. é a empresa responsável pela valorização e tratamento de resíduos urbanos produzidos em 19 municípios da grande Lisboa e da região Oeste.

Texto: ALVORADA com agência Lusa