Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Caldas da Rainha: Reserva Natural Local do Paul de Tornada celebra 13 anos

Paul da Tornada 1

O Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada, projeto de educação ambiental, co-gerido pelo Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), acolhe um evento de comemoração de aniversário da Reserva Natural Local do Paul de Tornada, localizada na Tornada, nas Caldas da Rainha. Deste modo, no próximo sábado, dia 2 de Junho, as famílias estão convidadas a assistir a uma sessão de anilhagem de aves e, de seguida, a partir o bolo que marca os 13 anos do local.

A actividade de anilhagem de aves, que está aberta a todo o público, tem início marcado para as 6h00 e fim às 11h00. Porém, os participantes podem chegar à hora que lhes for mais conveniente. Já o corte do bolo será feito logo após o final da sessão onde as aves serão protagonistas. Os observatórios da Reserva estarão abertos ao público, para que estes possam ficar a conhecer um pouco mais sobre o local.

Segundo o GEOTA, a anilhagem científica de aves é um método de investigação essencial para se conhecer melhor um conjunto de parâmetros populacionais, tais como a taxa de sobrevivência e o sucesso reprodutor das populações de aves, as suas rotas migratórias e áreas de repouso ou paragem. Neste procedimento, as aves são capturadas, através de redes verticais, são analisadas, sendo-lhe depois colocada uma anilha com uma combinação de caracteres únicos. Após o registo dos dados, as aves são libertadas.

A Reserva Natural Local do Paul de Tornada cobre uma área de aproximadamente 53 hectares, e proporciona refúgio a inúmeras espécies de animais. É um local de passagem, onde aves migratórias nidificam, sendo fonte de alimentação e habitat de permanência de várias espécies de aves, mamíferos, répteis, peixes e anfíbios, muitas delas raras, ou vulneráveis.

A reserva é gerida pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha em cooperação com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) e a Associação de Defesa do Paul de Tornada - PATO.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)