Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Caldas da Rainha: estudantes do Politécnico de Leiria desenvolvem novos produtos a partir de embalagens da Tetra Pak

ursodebrincar

Os estudantes da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria deram asas à imaginação e desenvolveram novos produtos, como brinquedos, malas, joias e vestuário, a partir de embalagens da Tetra Pak, empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagem alimentar. Os novos produtos foram desenvolvidos no âmbito do workshop ‘Exploração da Materialidade Tetra Pak’, promovido pela empresa, que incentivou os estudantes a explorar a reciclagem das embalagens e o design de novas matérias-primas e produtos, através da campanha ‘O Giro das Embalagens’.

A partir desta acção, que visava consciencializar a comunidade para a temática e relevância da reciclagem, surgiram diversos resultados, como peças de roupa, jogos, brinquedos, joias e folhas coloridas para embalagens de legumes e fruta.

O projecto decorreu durante o ano lectivo 2021/2022 e testou os conhecimentos e criatividade dos estudantes do 3º ano do curso de Design Industrial, da ESAD.CR, através do workshop sobre processos criativos de reciclagem e reutilização das Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL), tendo sido encorajados a desenhar e criar produtos utilitários com os materiais que as compõem: papel e finas películas de plástico e alumínio.

A iniciativa teve como propósito incentivar à reflexão sobre o valor de uma embalagem ECAL e o seu potencial de circularidade, desde a fase em que é descartada, à recolha, reciclagem, novas matérias, design e produção de produtos, até chegar novamente ao consumidor. Ao longo do workshop os estudantes testaram processos ‘low technology’ e ‘do it yourself’ na transformação das embalagens em novos produtos para, assim, contribuir para um futuro sustentável. Os trabalhos finais e o vídeo que ilustra os processos criativos dos estudantes podem ser conhecidos em https://bit.ly/3a1zWmm.

Segundo o Politécnico de Leiria, os resultados do desafio “ilustram a viabilidade da reciclagem e da reutilização de embalagens”, com destaque para o desenvolvimento de suportes para joias, jogos - como o do pião -, pulseiras, malas, casacos e tops, apresentados num desfile de talento por parte dos estudantes da ESAD.CR.

Texto: ALVORADA com Politénico de Leiria
Fotografia: Direitos Reservados