Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Peniche: praticante de snorkeling morre depois de se sentir mal no arquipélago das Berlengas

praticantesnorkelingberlengasdr

Um homem com 62 anos, de nacionalidade norte-americana, morreu esta manhã depois de alegadamente se ter sentido mal enquanto praticava a atividade de snorkeling junto ao Carreiro da Fortaleza, no arquipélago das Berlengas, em Peniche.

Na sequência de um alerta recebido pelas 10h25, via VHF, através de uma empresa marítimo-turística, a informar que um dos praticantes de snorkeling se encontrava em estado inconsciente, foram de imediato activados para o local tripulantes da Estação Salva-vidas de Peniche. Para o local deslocaram-se também elementos dos Bombeiros Voluntários de Peniche que já se encontravam nas proximidades.

Sengo refere um comunicado enviado ao ALVORADA pela Autoridade Marítima Nacional, "a vítima foi retirada da água em estado inconsciente pelos funcionários da empresa marítimo-turística para uma zona de praia, tendo de imediato iniciado manobras de reanimação à vítima até à chegada dos elementos dos Bombeiros Voluntários de Peniche, que deram continuidade às manobras de reanimação, com recurso a oxigenoterapia".

À chegada ao local, os tripulantes da Estação Salva-vidas de Peniche efectuaram o resgate da vítima, em colaboração com os elementos dos Bombeiros Voluntários de Peniche que continuaram as manobras de reanimação até ao porto de Peniche, onde aguardavam elementos do INEM. "Após várias tentativas de reanimação da vítima, não foi possível reverter a situação, tendo o óbito sido declarado no local pelo médico do INEM", refere o mesmo comunicado.

O corpo foi posteriormente transportado por uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Peniche para o Instituto de Medicina Legal de Torres Vedras.

O Comando-local da Polícia Marítima de Peniche tomou conta da ocorrência.

O snorkeling é um tipo de mergulho em que o praticante fica na superfície da água, para fins de lazer e recreação. Normalmente a prática desta actividade é feita em lugares costeiros em que a água é mais apropriada para esse tipo de desporto que proporciona explorar de forma mais eficaz a fauna e flora.

Texto: ALVORADA com Autoridade Marítima Nacional
Fotografia: Direitos Reservados