Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Óbidos: Associação Nacional de Estudantes de Medicina promove ‘Med on Tour’ com 500 rastreios

doencascardiovasculares

Arranca esta quinta-feira, a edição anual do ‘Med on Tour, a iniciativa da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) que celebra, este ano, 10 anos e pretende rastrear 500 pessoas na região de Óbidos, até ao dia 2 de Outubro.

Esta acção reúne estudantes das sete escolas médicas de todo o país, totalizando mais de 30 voluntários, que vão realizar rastreios cardiovasculares, de saúde sexual, reprodutiva e de saúde mental, incluindo comportamentos aditivo, na população do distrito de Leiria, localidade que ainda não tinha sido abrangida pelo projetco.

Entre os parâmetros de saúde a rastrear estão: peso; altura; IMC; perímetro abdominal; pressão arterial e glicemia capilar. São também avaliados o consumo tabágico, o consumo alcoólico, os hábitos alimentares, a frequência da prática de exercício físico e a saúde mental. Posteriormente, e de acordo com os resultados obtidos, são recomendadas algumas medidas para melhorar o estado de saúde e, nos casos mais graves, os utentes são encaminhados para as urgências e referenciados para o centro de saúde.

As actividades de rastreio têm lugar no formato ‘porta a porta’ e também em locais fixos, nomeadamente: dia 1 de Outubro (manhã) - Posto de Turismo e Piscina Municipal, dia 1 de Outubro (tarde) - Juntas de Freguesia de Senhora da Luz; Arelho; A-Dos-Negros; Vau; Olho Marinho e Amoreira e dia 2 de Outubro (manhã) - junto à Igreja e no centro histórico de Óbidos.

Paralelamente, os voluntários dinamizam acções de formação a estudantes, entre o 5º e o 12º ano, e também a lares do distrito de Leiria. As sessões são adaptadas à faixa etária do público envolvido e, no caso particular dos lares, vão ser ainda acompanhadas de actividades lúdicas e rastreios cardiovasculares.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, Francisco Pego, presidente da ANEM, refere que o objectivo para esta edição é chegar aos 500 rastreios. “Vamos estar em lares de terceira idade, jardins, juntas de freguesia, e à entrada de igrejas, para chegar ao máximo de indivíduos possível. Este ano, queremos envolver mais de 4000 pessoas, 500 delas só na região de Óbidos, compensando de alguma forma a nossa ausência nos anos da pandemia”, concluiu.

O ‘Med on Tour conheceu já 27 edições em 53 municípios. Neste regresso da edição anual, só em 2022, rastreou-se cerca de 2000 pessoas em apenas três edições, realizadas em 19 municípios. Até ao final do ano, o projecto da ANEM pretende ultrapassar os 4000 rastreios em mais três edições.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)