Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município de Peniche adere à Rede de Cidades e Vilas que caminham

CM Peniche

A Câmara Municipal de Peniche aderiu recentemente à Rede de Cidades e Vilas que Caminham. O compromisso, assumido na última reunião camarária, "vai ao encontro da estratégia de valorização do território através da complementação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Peniche e do planeamento um território mais sustentável, atendendo que o desenvolvimento do território está intimamente relacionado com as suas condições de mobilidade", refere a autarquia num comunicado enviado ao ALVORADA.

Como explica o município, a Rede de Cidades e Vilas que Caminham é uma rede de municípios exclusivamente portugueses que, numa perspectiva de trabalho integrado, articula acções conjuntas com a rede criada em Espanha para o mesmo efeito, objectivando o aumento da qualidade de vida e tendo como foco principal o peão e a transversalidade da experiência, independentemente de ser área urbana ou rural.

O projecto da mobilidade assenta no conceito de sustentabilidade, "contribuindo para a promoção de um modelo de mobilidade mais sustentável" e para "o desenvolvimento económico e promotor de uma maior coesão social entre a cidade, vilas e aldeias do concelho", promovendo a criação de hábitos de vida saudáveis.

O planeamento de um território torna-o mais competitivo dentro da tendência global da neutralidade carbónica e, nesse sentido, a rede foi criada tendo em vista os princípios de política e financiamento de Redes de Mobilidade Sustentável presentes no Portugal 2030.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)