Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Aspiring Geoparque Oeste participa na Conferência Europeia de Geoparques Mundiais da Unesco em Itália

Geoparque Oeste Italia 29092022

A AGEO - Associação Geoparque Oeste, responsável pelo processo da candidatura do aspiring Geoparque Oeste, está com uma delegação na comuna italiana de Verbania, onde decorre a 16ª Conferência Europeia de Geoparques da Unesco, subordinado às temáticas da natureza, cultura e sustentabilidade nas mudanças e alterações climáticas e ambientais.

O aspiring Geoparque Oeste participa nesta conferência apresentando um total de nove comunicações e um poster científico sobre diversas temáticas, tais como geoturismo, pediguias, ‘Prego Dourado’, geoparques costeiros e a apresentação do Plano Estratégico, refere uma nota de imprensa do Município de Peniche.

Integram a comitiva da AGEO, membros do executivo e técnicos municipais da Lourinhã, Caldas da Rainha, Cadaval, Peniche e Torres Vedras, bem como elementos dos órgãos sociais da associação. O Município da Lourinhã está representado pelo vereador João Serra, que preside à direcção da AGEO, e pelo coordenador-executivo Miguel Reis Silva.

Recorde-se que a constituição do Geoparque Oeste visa contribuir para promoção e divulgação da identidade dos territórios geoparque, para além de constituírem um importante factor de promoção do turismo e das atividades económicas da região, revestindo especial relevância científica. O território da AGEO abrange seis concelhos: Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, englobando uma área total de 1154 km2. “O seu significado ecológico, arqueológico, histórico e cultural constitui um valor acrescentado na comunidade”, acrescenta a autarquia penichense.

A AGEO tem como princípios o desenvolvimento sustentável, a melhoria contínua, a cidadania ativa, a inovação social, a eficiência e eficácia, tendo como valores o respeito pela natura, a solidariedade, a equidade e igualdade e a cooperação interinstitucional.

A 16ª Conferência Europeia de Geoparques da Unesco decorre ao longo de cinco dias na comuna italiana da região do Piemonte, situada na margem do Lago Maggiore, província do Verbano Cusio Ossola, a norte de Milão, estando previsto o encerramento esta sexta-feira.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CMP