Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Região Oeste troca latas e embalagens de plástico por descontos nos transportes

Oeste recicla tv 17102022

Foi finalmente apresentado pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, em Torres Vedras, o programa ‘Oeste + Recicla’, em que os consumidores vão poder trocar latas e embalagens de plástico de bebida por vales de desconto dedutíveis nos transportes públicos.

“Reciclamos o lixo que produzimos diariamente e, por outro lado, temos uma preocupação de preservar o ambiente, através da economia verde”, afirmou ao fim desta manhã o presidente do conselho intermunicipal da OesteCIM, Pedro Folgado, na sessão de lançamento do projecto, indicando os benefícios da iniciativa.

As máquinas deste projecto foram colocados em locais estratégicos dos 12 concelhos da região Oeste, que fazem automaticamente o depósito para a recolha de latas e embalagens de plástico de bebidas não reutilizáveis, nos quais os utilizadores podem deixar os recipientes e receber em troca vales de 0,05 e 0,02 euros para descontar nos transportes públicos da região Oeste ou entre estes concelhos e Lisboa.

Em toda a região foram colocadas 18 máquinas, uma por cada concelho e duas nos seis maiores municípios, como é o caso da Lourinhã, cujos equipamentos vão estar colocados em dois locais da vila - Mercado Municipal e Centro Coordenador de Transportes - como confirmou ao ALVORADA o vereador João Serra, da Câmara Municipal, que também marcou presença na cerimónia.

Ao fim de dois meses, os municípios vão reavaliar o projecto em função da adesão da população. “Se chegarmos à conclusão de que há vales que não são usados, vamos pensar numa outra solução como a doação dos vales a uma instituição social”, disse Pedro Folgado, para quem “a expectativa é muito alta”.

Este programa representa um investimento de cerca de um milhão de euros, sendo financiado a 90% pelo EEA Grants - mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu, para o qual contribuem a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega - e nos restantes 10% pelos municípios. Em todo o país, o EEA Grants financia oito projectos nacionais que consistem em ter sistemas de depósito para reciclagem de latas e embalagens de plástico de bebidas não reutilizáveis em troca de vales de desconto.

Além da região Oeste, estão a decorrer projectos idênticos no arquipélago dos Açores, Porto Santo (Madeira), Vila Real, Lisboa, Cascais, Mafra e na Universidade de Aveiro. O ‘Oeste + Recicla’ é um dos dois projectos financiados pelo EEA Grants que integram parceiros tecnológicos dos países financiadores, sendo o único do país que abrange o território de uma Comunidade Intermunicipal.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA