Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município de Peniche recuperou Barca de Armação ‘Nadir’ de Júdice Fialho

barcanadirdr

Ao abrigo do programa GAL Pesca Oeste/MAR2020, o Município de Peniche procedeu, entre Junho e Outubro, à recuperação da Barca de Armação ‘Nadir’ de Júdice Fialho.

A recuperação da barca, propriedade da autarquia penichense, foi realizada pelo antigo carpinteiro naval José António Rosado Anacleto, que trabalhou no antigo estaleiro naval de Pompílio do Carmo, na praia de Peniche de Cima.

Segundo explicou o município num comunicado enviado ao ALVORADA, a intervenção de recuperação fez uso das técnicas manuais de carpintaria desde a preparação do estaleiro, a limpeza da embarcação, a desmontagem e remoção de elementos degradados, o reforço e substituição de madeiras, o tratamento e a substituição de elementos metálicos, a montagem, a remoção da antiga camada de tinta, o preenchimento de fissuras, ao nivelamento e à pintura final, respeitando as cores e os desenhos originais.

A Barca de Armação ‘Nadir’ foi construída no estaleiro de Joaquim Pedro, no Alto da Vela, em Peniche, entre Julho de 1944 e Março de 1945. Integrava a frota da empresa de conservas de peixe ‘Júdice Fialho’ e foi utilizada em tarefas como a trasfega do sal e o transporte de peixe, especialmente de sardinha, para terra.

Pela sua história, características técnicas e dimensão “é considerada um marco importante para a preservação da identidade e na manutenção da memória marítima local e da região Oeste”. ‘Nadir’ é um testemunho do historial piscatório e conserveiro de Peniche que, ao longo do último século, contabilizou quase uma vintena de estaleiros de construção naval a laborar, impulsionados pela crescente actividade piscatória de então.

O investimento previsto na candidatura ao Programa GAL Pesca Oeste/MAR2020 (MAR-04.03.01-FEAMP-0578) era de 28.290,00 de euros dos quais 24.046,50 de euros de comparticipação comunitária e 4.243,50 de euros de comparticipação nacional.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CMP