Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Torres Vedras aumenta investimento nas iluminações de Natal mas reduz horário

luzesnataldr

A Câmara de Torres Vedras vai aumentar este ano o investimento na iluminação decorativa de Natal, alargando-a a mais espaços da cidade, mas vai desligá-la mais cedo do que era habitual.

Em esclarecimentos dados à agência Lusa, este município revelou que vai investir 200 mil euros no programa e nas iluminações decorativas para a quadra natalícia, que são ligadas na sexta-feira e vão permanecer até 6 de Janeiro.

Desse montante, 80 mil euros são para a iluminação de Natal, o que representa um aumento de 15 mil euros face a 2021. Este aumento é compensado pela redução de gastos em animação”, explicou a autarquia à Lusa.

Também a iluminação de Natal vai ser desligada às 00h00, em vez das 03h00 de anos anteriores, e vão ser usadas lâmpadas LED, o que contribui para a poupança energética, seguindo as orientações do Governo.

O plano de poupança de energia 2022-2023, publicado em Setembro numa resolução do Conselho de Ministros, preconiza a implementação de várias medidas, entre as quais a limitação da iluminação decorativa no Natal para o período entre as 18h00 e as 24h00, entre 6 de Dezembro de 2022 e 6 de Janeiro de 2023.

Pela primeira vez, o Largo de São Pedro vai ter uma árvore de Natal e o Forte de São Vicente iluminação, que é ainda reforçada na Praça 25 de Abril e no Castelo de Torres Vedras, na cidade, assim como na Rua José Pedro Lopes e no Largo Jaime Batista da Costa, em Santa Cruz.

Entre as novidades para este ano, está também a realização de um Mercado de Natal, com 14 bancas, na Praça 25 de Abril, e uma nova Casa do Pai Natal.

Dos 200 mil euros, 20 mil vão ser investidos na campanha 'Este Natal compre no comércio tradicional', que a câmara municipal volta a promover em parceria com estabelecimentos comerciais aderentes, na qual por cada compra de 20 euros feita nos dias 10, 11, 17 e 18 de Dezembro é oferecido um vale de cinco euros.

Do programa de animação, destaca-se o desfile de Natal a percorrer as 13 freguesias do concelho.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados