Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Cidadãos em vigília este sábado contra falta de médicos de família no Cadaval

ARSLVT

Utentes do Cadaval concentram-se, este sábado de manhã, em vigília junto ao centro de saúde da vila, em protesto contra a falta de médicos de família e a dificuldade de marcar consultas. A iniciativa, promovida pela CDU, irá decorrer entre as 9h00 e as 11h00, de acordo com um cartaz divulgado a anunciar o protesto.

Também sobre os mesmos problemas, o PSD do Cadaval já enviou ao ministro da Saúde, Manuel Pizarro, um abaixo-assinado, com cerca de 500 assinaturas.

Em Junho, a Assembleia Municipal do Cadaval aprovou uma moção a exigir respostas sobre os tempos de marcação de consultas e o problema da falta de médicos de família No documento referia-se que os utentes eram obrigados “a longas esperas de madrugada para conseguir consultas no próprio dia” e, para as consultas programadas, esperavam “meses entre a data da marcação e a sua efectiva realização”.

Segundo dados oficiais do portal do Bilhete de Identidade dos Cuidados Primários de Saúde, o concelho possui 12.430 utentes, dos quais 6.517 têm médico de família (5,43%) e 5.908 não têm (47,53%) Dos sete médicos necessários para todos os utentes, três estão em falta e estão colocados quatro. Contudo, o presidente da Câmara Municipal, o social-democrata José Bernardo Nunes, alertou à Lusa que o rácio não é real, uma vez que, dos médicos colocados, só dois estão no activo.

Texto: ALVORADA com agência Lusa