Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município de Torres Vedras distinguido por boas práticas ambientais pela Plataforma ODSlocal

ODS Local

O Município de Torres Vedras, a par de Oeiras e Loulé, arrecadou o prémio do ‘Melhor Conjunto de Boas Práticas’ atribuído pela Plataforma ODSlocal. Os prémios promovidos por esta organização visam distinguir projectos inspiradores de sustentabilidade e de boas práticas da sociedade civil e dos municípios para a concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas. As distinções foram hoje entregues durante a Conferência ‘Caminhos, Dinâmicas, Futuros’ que decorreu em Almancil, no concelho de Loulé. A autarquia torriense foi a única dos municípios que integra a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste a receber uma distinção.

Um projecto que melhora a segurança alimentar de populações carenciadas, outro que estimula o empreendedorismo de mulheres em fragilidade social e uma contribuição para reduzir o lixo marinho plástico venceram os prémios ODSlocal, atribuídos a acções promotoras da sustentabilidade.

Nesta segunda edição da iniciativa foram premiados os projectos ‘Da Terra à Mesa Um sal(to) que nos tempera’, em Aveiro, ‘Conservar Afectos Femininos’, em Matosinhos, e ‘#fishing the plastic’, em Ovar, nas vertentes ‘Prosperidade’, ‘Pessoas’ e 'Planeta’. O projecto ‘Da Terra à Mesa - Um sal(to) que nos tempera’, apresentado pela Rede Europeia Anti-pobreza, de Aveiro, pretende intervir no sentido de melhorar a segurança alimentar de populações carenciadas, promovendo também a saúde através de uma alimentação adequada e de actividade física. Por outro lado, o projecto ‘Conservar Afectos Femininos’, promovido pela associação Agir, estimula o empreendedorismo, a inovação social e o empoderamento de mulheres em situações de fragilidade social em Matosinhos (Porto). O também premiado ‘#fishing the plastic’, uma iniciativa da associação Business as Nature, pretende contribuir para a redução do lixo marinho plástico, através do envolvimento da comunidade piscatória de Ovar na sua recolha e encaminhamento, e do incentivo à redução do uso de plásticos em restaurantes e bares de praia.

A Plataforma ODSlocal distinguiu também os municípios que promoveram e desenvolveram “conjuntos de boas práticas e evidenciaram um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local” para a concretização dos ODS. Assim, na categoria ‘Melhor Prática Individual’ foram distinguidos os municípios de Mértola e do Seixal, com as iniciativas ‘À Noite no Mercado’ e ‘Seixal ON’, respectivamente. Os municípios de Torres Vedras, de Oeiras e de Loulé, arrecadaram os prémios do ‘Melhor Conjunto de Boas Práticas’. A Plataforma atribuiu ainda menções honrosas aos municípios de Loulé, pelo projecto ‘Comunidade Energética Escolar’ e ao de Fornos de Algodres, pela ‘Monitorização da Qualidade da Água nos Fontanários Públicos do Concelho de Fornos de Algodres’.

Além dos prémios, a Plataforma entregou Selos ODSlocal, uma certificação que distingue os municípios “que evidenciam um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local nas categorias ‘Desempenhos Municipais’ e ‘Dinâmicas Municipais’.

Na vertente ‘Desempenhos Municipais’ foram distinguidos os municípios de Alter do Chão, Arronches, Campo Maior, Sousel, Arcos de Valdevez, Cascais, Oeiras, Torres Vedras, Guimarães e Seia, por desempenhos de topo nos indicadores do Portal ODSlocal.

Arcos de Valdevez, Campo Maior, Castelo de Vide, Guimarães, Matosinhos, Oeiras, Seia, Sousel, Torres Vedras e Viana do Castelo receberam o Selo ODSlocal na categoria ‘Dinâmicas Municipais’, por se “distinguirem pela apresentação das dinâmicas mais positivas de evolução nos indicadores do Portal ODSlocal”.

A conferência dedicada ao tema ‘Caminhos, Dinâmicas, Futuros’ contou com a intervenção do economista da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) Lorenz Gross, entre outros.

A Plataforma ODSlocal visa mobilizar os municípios e entidades relevantes para a concretização, a nível local, dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas. A plataforma resulta de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA - Observatório de Ambiente, Território e Sociedade (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade Nova de Lisboa, e a 2adapt-Serviços de Adaptação Climática, com o apoio pela Fundação ‘la Caixa’.

Texto: ALVORADA com agência Lusa