Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Reforçadas buscas de três dos quatro pescadores da embarcação desaparecida ao largo da Nazaré

AMN buscas

As buscas de três dos quatro pescadores de uma embarcação desaparecida na sexta-feira ao largo na Nazaré foram reforçadas hoje de manhã, envolvendo meios aéreos, marítimos e terrestres, disse à Lusa o capitão do Porto da Nazaré.

Mário Lopes Figueiredo afirmou que estão no terreno elementos dos comandos locais da Polícia Marítima da Nazaré e da Figueira da Foz, a fazer buscas por terra, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, encontrando-se, no mar, de Pedrógão para sul, até S. Pedro de Moel, uma embarcação semirrígida da Estação Salva-Vidas da Nazaré e, na área da Figueira da Foz, o salva-vidas desta estação, de grande capacidade, a embarcação ‘Patrão Macatrão’ do ISN - Instituto de Socorros a Náufragos.

Por via marítima, prosseguem igualmente as buscas pela corveta da Marinha NRP João Roby, a qual operou durante a noite, período em que estiveram envolvidos nas patrulhas em terra elementos dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria. Por via aérea, a zona está a ser sobrevoada, desde as 8h30, por um helicóptero Koala da Força Aérea, com autonomia inicial até às 10h00, disse. “Neste momento estamos a centrar as buscas na área de Pedrógão, num esforço conjunto entre a Capitania do Porto da Figueira da Foz, de Pedrógão para norte até ao Osso da Baleia, que fica a cerca de 15 quilómetros a norte do Pedrógão. De Pedrógão para sul, até S. Pedro de Moel, que são cerca de 10 quilómetros, o esforço de buscas está a ser feito pela Capitania do Porto da Nazaré”, declarou.

Mário Lopes Figueiredo afirmou que o alerta foi dado ao comando local da Polícia Marítima da Nazaré cerca das 14h15 de sexta-feira, tendo os meios sido “enviados de seguida”. Nas buscas realizadas a partir da tarde de sexta-feira esteve envolvido, até cerca das 23h30, o helicóptero EH-101 Merlin, da Força Aérea.

O mestre da embarcação, de nacionalidade portuguesa, conseguiu chegar a nado à Praia do Pedrógão, no concelho de Leiria, cerca das 18h20 de sexta-feira, mas os restantes três tripulantes, dois homens de nacionalidade indonésia e um marroquino, continuam desaparecidos. Os quatro homens são tripulantes da embarcação ‘Letícia Clara’, pertencente a um armador de Vila do Conde.

O último contacto com a tripulação ocorreu cerca das 8h00 de sexta-feira, tendo o alerta sido dado durante a tarde pelo proprietário da embarcação “que não teve mais contacto com os tripulantes após o telefonema ao início do dia”, de acordo com informação comunicada ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo Lisboa pelo Capitão do Porto da Nazaré.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: AMN