Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município de Óbidos compra Convento de São Miguel à OesteCIM por 1,1 milhões de euros

Presidente CM Obidos

O Município de Óbidos vai investir 1,1 milhões de euros na aquisição do Convento de S. Miguel, nas Gaeiras, imóvel propriedade da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste que, de futuro, poderá albergar projectos ligados ao desenvolvimento comunitário, museologia e termalismo, anunciou a autarquia em comunicado.

Para o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, trata-se de um “património riquíssimo que justifica este investimento, não só para a sua recuperação, como para a sua salvaguarda”, refere uma nota de imprensa. O antigo convento tem “condições ímpares para vários projectos municipais, seja na área da museologia, do desenvolvimento comunitário, ou outras áreas, como a do termalismo”, que a autarquia pretende explorar no futuro.

Além do investimento inicial, de 1,1 milhões de euros, o município prevê fazer um “forte investimento” na recuperação do convento, actualmente propriedade da Comunidade Intermunicipal do Oeste, que integra, além de Óbidos, mais 11 concelhos do Oeste.

O Conselho Intermunicipal do Oeste, reunido em 29 de Setembro, deliberou aceitar a proposta de aquisição do Convento de S. Miguel, mas só na mais recente Assembleia Intermunicipal, realizada na segunda-feira nas Caldas da Rainha, a alienação foi aprovada por unanimidade pelos eleitos dos 12 concelhos oestinos.

Segundo Filipe Daniel, a proposta da autarquia de Óbidos era inicialmente de “valor ligeiramente inferior, mas, reconhecendo que a qualidade e potencial do investimento, valerá a pena”, tanto mais que o acordo alcançado permite que o pagamento seja dilatado por um período de 10 anos, numa solução “equilibrada” e que “não coloca em causa outros investimentos necessários para o concelho”.

O Convento de S. Miguel é um edifício do início do século XVII e possui a construção típica de um convento franciscano. Em 1994, a então Associação de Municípios do Oeste adquiriu o edifício e, quatro anos depois, deu início a obras de recuperação e restauro, numa empreitada em que todo o espaço foi alvo de uma profunda recuperação, concretizada até 2001. Depois de durante alguns anos ter sido sede da empresa Águas do Oeste, entre 2009 e 2015, o convento foi utilizado como espaço de incubação, com capacidade para 10 empresas, no âmbito do lançamento da estratégia da Obitec - Associação Óbidos Ciência e Tecnologia, que nasce também em 2009.

Em 2015, com a conclusão dos edifícios centrais do Parque Tecnológico de Óbidos, a sede da Obitec mudou e o convento deixou a função de incubadora. O imóvel tem sido igualmente palco, ao longo dos anos, de diversas iniciativas locais, nomeadamente a grande exposição de presépios das Gaeiras, que este ano volta a estar patente no convento, e também várias iniciativas escolares promovidas pelas escolas do concelho de Óbidos.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: CMO