Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Região Oeste sob aviso laranja no dia de Natal por causa da chuva

IPMA logo 2

Doze distritos vão estar sob aviso laranja - o segundo mais grave - até domingo por causa da chuva, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o aviso laranja é dirigido aos distritos de Braga, Viseu, Porto, Guarda, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra, onde estão previstos períodos de chuva por vezes forte e persistente, acompanhada de trovoada.

No caso do distrito de Braga e Viana do Castelo o aviso laranja estará ativo entre as 18h00 de hoje e as 3h00 do dia de Natal, sendo que no distrito do Porto estará activo das 21h00 de hoje até as 6h00 do dia de Natal.

De acordo com o IPMA, no domingo, os distritos de Viseu, Setúbal, Santarém e Lisboa estão sob aviso laranja, entre as 3h00 e as 9h00. Entre as 6h00 e as 12h00, de domingo, estarão sob aviso laranja os distritos de Castelo Branco e Guarda e das 00h00 às 6h00 os distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria.

Os distritos que sinalizados com o aviso laranja passam depois a amarelo (o terceiro da escala).

No caso do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga o IPMA emitiu também aviso amarelo por agitação marítima, das 00h00 às 6h00 de domingo, com “ondas de sudoeste com quatro metros”.

Segundo o IPMA, estarão ainda sob aviso amarelo, devido a períodos de chuva por vezes forte e persistente, das 00h00 às 12h00 do dia de Natal os distritos de Bragança e Vila Real e das 9h00 às 18h00 os distritos de Portalegre e Évora.

Texto: ALVORADA com agência Lusa