Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Urgência Pediátrica do Hospital de Torres Vedras encerrada este sábado até às 21h00

CHO logo

O Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Torres Vedras está encerrada até às 21h00 por falta de profissionais, informou hoje o CHO - Centro Hospitalar do Oeste. Em alternativa e para os casos previamente sinalizados, está a funcionar como a apoio o Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital das Caldas da Rainha.

Segundo um comunicado do conselho de administração da entidade gestora dos três hospitais oestinos, “a Urgência Pediátrica da Unidade de Torres Vedras não dispõe - mais uma vez - de recursos humanos suficientes para preenchimento da escala respetiva entre as 9h00 e as 21h00 de sábado, 7 de Janeiro de 2023”.

Nesse sentido, o CHO pede aos utentes que não se dirijam a este serviço do hospital torriense neste período “sem contacto prévio com a Linha SNS 24 - 808 24 24 24, que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença”. Em caso de confirmação pela Linha SNS 24 da necessidade de deslocação à Urgência Pediátrica, os utentes devem dirigir-se ao Hospital das Caldas da Rainha, “outra unidade [hospital] que faz parte deste Centro Hospitalar. Este procedimento, utilizado há anos na gestão da procura pelo SNS, salvaguarda o atendimento, assegurando a resposta e o funcionamento em rede”, garante o CHO.

Refere ainda o Centro Hospitalar do Oeste que caso não se confirme a necessidade de recurso a um serviço de urgência pediátrica hospitalar, “pede-se aos utentes que recorram aos cuidados de saúde primários, dirigindo-se ao seu centro de saúde para serem assistidos pelo seu médico de família, ou pelo seu médico assistente”.

O problema é que as alternativas nos cuidados de saúde primários na nossa região são muito poucas, segundo a informação que consta no portal do SNS (Resposta Sazonal em Saúde) consultado pelo ALVORADA. O atendimento alargado nos centros de saúde da Lourinhã e do Cadaval funcionam hoje apenas entre as 9h00 e as 14h00, no Bombarral entre as 9h00 e as 13h00, em Torres Vedras entre as 8h00 e as 13h00 na USG Gama e no Atendimento Continuado entre as 8h00 e as 14h00, no Sobral de Monte Agraço entre as 8h00 e as 14h00, em Alenquer das 9h00 às 13h00, e na Nazaré, entre as 14h00 e as 24h00. Não há serviço disponível nos centros de saúde de Peniche, Óbidos e Caldas da Rainha.

A instituição pública do Serviço Nacional de Saúde garante que “continua a envidar todos os esforços para contratar recursos humanos para assegurar o normal funcionamento dos vários serviços deste Centro Hospitalar”. Agradece ainda aos profissionais da instituição “o profissionalismo, o empenho, a dedicação e o esforço adicional na prestação de cuidados de saúde à população, e apela à compreensão dos utentes, lamentando, desde já, os constrangimentos que, apesar de todos os meios disponibilizados, não foi possível ultrapassar”.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro), abrangendo cerca de 300 mil habitantes.

Texto: ALVORADA