Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

AIRO: Desafios e oportunidades da energia em discussão nas Caldas da Rainha

AIRO novo

O ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, foi convidado pela AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste para participar no encontro ‘Energia - Desafios e Oportunidades para 2023’ que vai decorrer no próximo dia 18, quarta-feira, nas Caldas da Rainha. Nesta sessão vão ser abordados temas como a transição energética em Portugal, os preços do mercado da energia e compras conjuntas, eficiência energética e comunidades de energia. Esta iniciativa conta com a parceria da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, Município das Caldas da Rainha e EDP.

O governante, que ainda não confirmou a sua presença neste evento que decorrerá no CCC - Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha, poderá abordar o mercado da energia em Portugal, enquadramento regulatório para a transição, incentivos ao dispor das empresas para acelerar a sua transição energética e ‘deep drive’ nas comunidades como forma de impulsionar o crescimento da energia solar.

O programa conta com a realização da mesa-redonda ‘Oportunidades e Desafios na Descarbonização das Empresas’, tendo como objectivo responder a algumas questões, como a necessidade desta medida, o que implica e que soluções existem neste sector, como o solar de autoconsumo e comunidade de energia, mobilidade e hidrogénio, entre outras soluções de eficiência energética. Contará com a participação de Ricardo Fernandes, (presidente da Câmara Municipal do Bombarral e presidente da OesteSustentável), Miguel Fonseca (administrador da EDP Comercial) e Campos Rodrigues (presidente da AP2H2 - Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio).

Sérgio Félix, secretário-geral da AIRO, apresentará o plano ‘AIRO - Comunidades - Soluções de energia para as empresas’, enquanto João Pereira (CEO da Master Vantagem) dissertará sobre ‘Os preços do Mercado da Energia e Compras Conjuntas’ e Luís Ventura (administrador da Alferpac) sobre ‘Eficiência Energética’. ‘Soluções de Eficiência Energética da UTIS - Sustainable Hydrogen Systems’ é o tema da intervenção de Assemá Salim e Margarida Correia Pires (responsável do Desenvolvimento de Negócios da EDP Comercial), destacará as ‘Comunidades de Energia’, com apresentação detalhada do conceito e do projecto ‘Comunidade de Autoconsumo Colectivo da Rainha’, que será formalizado oficialmente no fim da sessão.

A abertura dos trabalhos pertencerá a Jorge Barosa, enquanto presidente da direcção da AIRO, contando ainda com as intervenções de Vítor Marques (presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha), Pedro Folgado (presidente do conselho intermunicipal da OesteCIM) e, caso se concretize a sua presença, do ministro Duarte Cordeiro. O encerramento será feito pelo autarca bombarralense Ricardo Fernandes.

Texto: ALVORADA