Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras inaugurado junto à Praia de Porto Novo

Porto Novo 1

O Município de Torres Vedras inaugurou esta tarde o Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras no antigo posto da Guarda-Fiscal de Porto Novo. À inauguração presidiu o secretário de Estado do Mar, José Mário Costa, acompanhado pela presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, e José Júlio Alferes, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com a qual a autarquia estabeleceu um protocolo de cooperação para a utilização das instalações deste novo equipamento público.

O Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras “tem como objectivo a divulgação e difusão do conhecimento e da investigação nos domínios do mar e das zonas costeiras”, informou este município torriense. A autarquia pretende transformar este centro num “polo de literacia oceânica e costeira”, sendo a coordenação científica e técnica da responsabilidade da Universidade Nova de Lisboa, através da Faculdade de Ciências e Tecnologia, nomeadamente para as acções de formação e de investigação nos domínios do mar e das zonas costeiras.

O centro de investigação de suporte é o ARNET/MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. O centro vai assentar toda a sua actividade na capacitação dos estudantes para os conceitos mais recentes e as estratégias, técnicas e métodos mais inovadores de literacia oceânica e costeira; na promoção da investigação nos domínios do mar e das zonas costeiras através do acolhimento de estudantes de mestrado e doutoramento; no acolhimento de acções de educação-acção e de programas de sensibilização e educação cívica e ecológica nas áreas temáticas da conservação da biodiversidade e dos ecossistemas costeiros, assim como do património e da cultura marítima. Outro dos eixos passa também por partilhar conhecimento relativo à valorização e conservação dos recursos costeiros e ao património natural e cultural do litoral do concelho.

Porto Novo 2

O Município de Torres Vedras efectuou obras de remodelação do antigo posto da Guarda Fiscal, que é propriedade do Estado e que se encontrava devoluto, tendo sido cedido ao município para este fim durante 25 anos. A intervenção custou 216 mil euros, dos quais 170 mil euros foram financiados pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e da Pesca, através de uma candidatura apresentada pelo Grupo de Acção Local ecoMar, estrutura que geriu estes fundos comunitários para investimentos costeiros dos concelhos de Torres Vedras e Lourinhã.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografias: Sofia de Medeiros/ALVORADA