Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Torres Vedras: cerimónia apresentou oficialmente os selos alusivos ao centenário do Carnaval

apresentacaoseloscarnaval23dr

Para assinalar o centenário do Carnaval de Torres Vedras, os CTT lançaram uma carteira de quatro selos personalizados, os quais aludem a temas pelos quais o Carnaval de Torres Vedras se tornou conhecido e reconhecido ao longo de um século: 'Reis', 'Carros Alegóricos', 'Cabeçudos' e 'Matrafonas'. A fotografia que retrata um deles, intitulada ‘Matrafonas’, é da autoria de Pedro Santos, empresário na Lourinhã. Esses selos apresentam um porte de N20g, que corresponde a correio normal nacional, estão à venda pelo valor facial de 2,28 euros e têm como prazo de utilização postal o final de 2024.

A fim de assinalar a referida iniciativa dos CTT, teve lugar ao final da tarde de ontem, no Centro de Artes e Criatividade, a cerimónia de obliteração de selos comemorativos do centenário do Carnaval de Torres Vedras. Na cerimónia, que foi conduzida pelo director de Filatelia dos CTT, Raul Moreira, marcou presença o administrador executivo dos CTT, João Sousa, que, no início da mesma, recordou o já longo trabalho dos CTT na preservação da memória relativa a efemérides e personalidades por meio da emissão de selos.

Após a intervenção de João Sousa, seguiu-se o acto de obliteração de selos alusivos ao centenário e de assinatura dos respectivos sobrescritos pela presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras e pelo administrador executivo dos CTT. Posteriormente foram entregues pastas contendo também os referidos selos, a diversas personalidades, nomeadamente: o presidente da Assembleia Municipal de Torres Vedras, José Correia, o padre Vítor Melícias, os vereadores da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, Francisco Martins, Dulcineia Ramos, Diogo Guia e Secundino Oliveira, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, David Lopes, o presidente do conselho de administração da empresa municipal Promotorres, Rui Penetra, o 'chanceler' da Real Confraria do Carnaval de Torres, Alfredo Reis, e representantes de associações carnavalescas torrienses.

No final, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, aproveitou a ocasião para agradecer aos CTT a homenagem prestada por esta entidade ao Carnaval de Torres Vedras. "Nos selos vemos a nossa história, resumimos em rectângulos a identidade de um povo”, referiu a autarca. “Hoje os Correios de Portugal passam a integrar também a história do Carnaval e o Carnaval de Torres Vedras passa a integrar a história dos correios”, concluiu.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados