Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

EDP Renováveis com projecto de central solar fotovoltaica nas Cesaredas

EDP paineis foltovoltaicos

A EDP Renováveis tem prevista a construção de uma central solar fotovoltaica nas Cesaredas, no concelho de Peniche, estando o projecto em consulta pública até ao dia 20 na Agência Portuguesa de Ambiente.

De acordo com o estudo não-técnico do projecto, disponível na plataforma ‘online’ de consultas públicas Participa (https://participa.pt/pt/consulta/central-solar-fotovoltaica-de-cesaredas), em causa está a construção de cerca de 30 mil módulos fotovoltaicos, com uma potência de 17,9 megawatts (MW).

A central vai ser construída junto ao actual parque eólico de Serra d’El Rei para beneficiar das infraestruturas já existentes, nomeadamente a linha de ligação à rede eléctrica nacional. A EDP Renováveis pretende “fazer uma hibridização com o centro electroprodutor já existente (Parque Eólico de Serra D’el Rei) e por inerência a produção de energia eléctrica a partir de uma fonte renovável, endógena e não-poluente - a energia solar -, contribuindo assim para as metas portuguesas que se referem à produção de energia a partir de fontes renováveis, constantes da Estratégia Nacional para a Energia”, lê-se no documento.

Estima-se que a central solar possa funcionar durante 30 anos, período durante o qual se vai evitar a emissão de 295 mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera. Por ano, os estudos apontam para uma produção de 25.598 MW/hora. A fase de construção vai demorar 11 meses e envolver 70 trabalhadores. De acordo com o estudo, os impactos negativos do projecto são “pouco significativos” e podem ser minimizados pela adopção de medidas adequadas.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: EDP Renováveis (parque no Vietname - arquivo)