Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Presidente da República condecora CONFAGRI como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial

Marcelo Rebelo de Sousa Confagri 2023

O Presidente da República condecorou a CONFAGRI - Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial, na vertente Agrícola, durante o jantar de encerramento do primeiro dia do 9º Encontro Nacional de Técnicos da CONFAGRI, que reuniu até hoje no Hotel Golf Mar, em Porto Novo, cerca de 400 técnicos das organizações associadas de todo o país. Marcelo Rebelo de Sousa justificou a decisão pelo facto da CONFAGRI ser daquelas confederações que está presente em toda a parte, está no terreno a trabalhar e a trabalhar pelos portugueses todos. E assim se fez uma grande confederação”.

Neste encontro marcou presença a ministra da Agricultura, que agradeceu o acompanhamento e o apoio técnico da CONFAGRI a todos os agricultores do país para poderem aceder e concorrer aos fundos comunitários. Maria do Céu Albuquerque revelou em primeira mão que esta sexta-feira o IFAP - Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas vai começar a pagar a medida extraordinária FEADER (Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural), vamos pagar 37 milhões em três medidas” e aproveitou para tranquilizar os agricultores no que diz respeito ao imposto sobre o gasóleo colorido, esclarecendo que este não se vai aplicar ao gasóleo agrícola. Marcou também presença o novo secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, naquela que foi a sua primeira aparição pública em funções oficiais.

O presidente da CONFAGRI, Idalino Leão, abriu o jantar com um discurso em que destacou “o que fazemos é alimentação e geramos um conjunto de externalidades positivas para toda sociedade, dos quais deveríamos ser compensados”. Alertou, uma vez mais, para a “perda de competitividade, nomeadamente no contexto ibérico para os nossos congéneres espanhóis no que toca aos custos fixos da energia”.

Neste jantar foi também homenageado pela organização o anterior líder da CONFAGRI, Comendador Manuel dos Santos Gomes, por ser uma referência nesta confederação, ao serviço da agricultura e dos agricultores.

Ainda durante a sua intervenção, o Presidente da República felicitou, também, a relação de cooperação e de diálogo profícuo que a senhora ministra tem vindo a desenvolver com as confederações agrícolas, por exemplo, no que diz respeito à “ideia de transferir para as CCDR uma serie de estruturas locais da agricultura, vamos tentar encontrar uma fórmula para ver se chegamos a uma boa solução”. Marcelo Rebelo de Sousa alertou, também, para a necessidade de se controlar “a burocracia existente com o PEPAC [Plano Estratégico da PAC 2023-2027]” e aplaudiu o facto de se ter levado a cabo ideia sugerida pela CONFAGRI “de criar um grupo de trabalho para a modernização e capacitação das cooperativas agrícolas”, avisando ainda que “é preciso flexibilidade de regras para a especificidade deste sector”.

Já esta quinta-feira, segundo e último dia do encontro, além da ordem de trabalhos prevista no programa, teve como ponto alto a Cerimónia de Entrega dos Prémios de Reconhecimento de Mérito 2022, uma iniciativa que visou distinguir os técnicos que mais se destacaram pelo trabalho desenvolvido durante o ano de 2022 e que contou com a presença do novo secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues. Na sessão de encerramento participaram Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, José Lacerda Fonseca, director regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, e Idalino Leão, presidente da CONFAGRI.

Texto: ALVORADA com comunicado da CONFAGRI
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA