Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

GAL Oeste Costeiro submeteu candidatura de cinco milhões de euros ao Mar 2030

Gal Pesca Oeste 1

A ADEPE - Associação para o Desenvolvimento de Peniche submeteu a candidatura para a selecção do GAL (Grupo de Acção Local) Oeste Costeiro e aprovação da respectiva Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) 2021-2027, no âmbito do Programa Operacional Mar 2030, num valor total de cerca de cinco milhões de euros. O protocolo de parceria do GAL Oeste Costeiro integra 38 entidades (dos sectores público, privado e social) dos concelhos de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Lourinhã e Torres Vedras, abrangendo todos os municípios costeiros da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, Joaquim Pequicho, presidente da direcção da ADEPE, manifesta “expectativa quanto ao resultado desta candidatura, esperando a sua aprovação como reconhecimento da qualidade da estratégia apresentada, resultante de um processo de amplo diálogo com os parceiros, e cuja implementação terá forte impacto no desenvolvimento do território”. O responsável espera também que, na avaliação da candidatura, seja tida em conta a “larga experiência da ADEPE na boa gestão dos fundos públicos, realizada com competência com transparência”.

A Estratégia de Desenvolvimento Local do GAL Oeste Costeiro assenta na visão do Oeste como “um território potenciador de um desenvolvimento azul sustentável, caracterizado por comunidades empreendedoras, inovadoras e qualificadas, sustentadas no conhecimento científico e nas tradições, património e cultura locais, fomentando qualidade de vida e um desenvolvimento socioeconómico sustentado e coeso”.

Economia e Inovação Azul; Biodiversidade, Tradições e Cultura Marítima; e Qualificação e Literacia Marítima são os três eixos estratégicos da EDL apresentada, refere ainda o comunicado. A estes acresce um eixo transversal, relacionado com a dinamização do trabalho em rede e a cooperação institucional em áreas temáticas relevantes para a implementação da EDL e alcance da visão na qual está ancorada.

A estratégia ostina incorpora ainda o desenvolvimento de quatro projectos âncora: ‘Blue Brides Bringing Together An Ecosystem for Blue Innovations’, a ser promovido pela SMARTOCEAN - Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia do Mar Peniche; Projecto ReMarOeste, a ser promovido em duas fases pela ADEPE - Associação para o Desenvolvimento de Peniche; e o projecto 'Contributos das actividades piscatórias para a dieta mediterrânica', a ser dinamizado por uma associação de desenvolvimento local, que não foi identificada no comunicado.

Texto: ALVORADA com comunicado da ADEPE
Fotografia: ADEPE