Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Livro sobre a pesca da sardinha será apresentado brevemente em Peniche

pesca da sardinha

‘Sardinha, o sem fim da pesca do cerco’ é o título do livro que resulta de um projecto de fotografia documental da autoria de Hélder Luís - fotógrafo, designer e artista multimédia - que será apresentado em breve na cidade de Peniche. A sessão de lançamento da publicação decorreu na Póvoa do Varzim, cidade-natal do autor.

O livro conta com os contributos científicos de Álvaro Garrido, professor catedrático e director da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e de Diana Feijó, bióloga do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a par das ilustrações científicas do também biólogo Pedro Salgado.

Segundo um comunicado do IPMA enviado ao ALVORADA, este trabalho está enquadrado na residência artística MAR|PVZ|19/20, realizado na Póvoa de Varzim. Trata-se, segundo o organismo público, de “um documento único sobre a pesca da sardinha, uma celebração das artes e dos homens do mar, procura documentar o cerco, aquela que é a arte de pesca mais importante em Portugal”.

O cerco integra a pesca da sardinha - símbolo bem português, centro das festas populares e principal espécie da indústria conserveira - mas não só, pois abrange espécies como a cavala, o carapau ou o biqueirão. “Sendo uma publicação sobre a pesca, é também inevitavelmente sobre as suas tripulações: um contributo para o reconhecimento dos homens que passam as noites no mar atrás de um peixe que teima em escapar e que, tantas vezes, regressam sem sustento para os dias seguintes”, resume o IPMA. Durante quatro anos (2018–2022), a partir de embarcações sediadas no norte do país, Hélder Luís percorreu o mar português a bordo de vários barcos, a partir de quase todos os portos, acompanhando a vida no mar de muitas tripulações, “com atenção à dimensão holística do fenómeno das pescas e aos grandes debates actuais sobre a sustentabilidade da vida marinha”.

Na Póvoa de Varzim, este livro teve o lançamento oficial junto da comunidade piscatória. Este evento contou com a presença de muitos dos pescadores, armadores e tripulações que ajudaram a contar esta história contribuindo para o sucesso deste projecto no dia 25 de Fevereiro. Também foi apresentado no encontro anual Correntes d’Escritas no dia 18 de Fevereiro.  O livro será depois apresentado, em jeito de itinerância, em datas a divulgar, pelas cidades costeiras de Viana de Castelo, Matosinhos, Peniche, Ílhavo, Sines, entre outras.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Carlos Tiago (arquivo)