Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Peniche: Mega-operação policial deteve três homens acusados de criminalidade violenta

PSP Peniche operacao 1 1

Dando cumprimento a 14 mandados judiciais, uma mega-operação da PSP, que envolveu cerca de 70 polícias, deteve três homens num acampamento da Fonte Boa, em Peniche, acusados de criminalidade violenta e grave. Desenvolvida pelo Comando Distrital da PSP de Leiria, participaram ainda diversas subunidades da polícia, com destaque para a Unidade Especial de Polícia que fez deslocar à cidade piscatória o Grupo de Operações Especiais, Corpo de Intervenção e Grupo Operacional Cinotécnico.

Foi o culminar de uma investigação relâmpago da PSP depois do caso ocorrido numa madrugada do início do ano, num café da cidade, em que o casal proprietário foi violentamente agredido pelos suspeitos por não ter acatado os pedidos do grupo de arguidos.

A operação começou às 7h00 e desenrolou-se ao longo de hora e meia. Dos cinco suspeitos procurados pela PSP, foram detidos no local três homens, dois dos quais foram presentes a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Leiria. O terceiro detido tinha mandado de detenção pendente para cumprimento de prisão efectiva e foi entregue directamente aos serviços prisionais pela PSP.

Segundo o subintendente Hugo Marado, comandante da Divisão Policial de Caldas da Rainha, que liderou a operação, houve um quarto suspeito que está evadido no âmbito de outros processos, com pena de prisão para cumprir, que ontem encontrava-se no local, mas que esta manhã não foi encontrado pelas autoridades no acampamento de barracas onde reside uma comunidade com cerca de 150 pessoas.

Para o comandante distrital da PSP de Leiria, superintendente José Figueira, que esteve em Peniche a acompanhar o desenrolar da missão, "esta operação teve como objectivo mostrar que em todo o território do Comando Distrital de Leiria não há palmo de terra onde a polícia não vá, depois visa mostrar - independentemente da comunidade que é - que a polícia não tem receio de exercer a autoridade do Estado e não há situação nenhuma em que a polícia fica em desvantagem. A Polícia tem a obrigação não só de garantir a segurança dos cidadãos, mas também fazer cumprir a lei onde quer que seja”.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA