Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autarcas e deputados entregaram petição na Assembleia da República a pedir urgência para o novo Hospital do Oeste

entrega mocao ar hospital oeste

Uma delegação de autarcas de vários concelhos do Oeste entregou esta tarde, na Assembleia da República, uma petição que defende a construção do novo hospital para região de acordo com o estudo realizado pela Universidade Nova de Lisboa para a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste. A petição em papel reuniu 28.555 assinaturas e, esta tarde, somava ainda 864 signatários ‘online’. A petição 'Um Hospital para todo o Oeste' defende também que seja cumprido o prazo anunciado pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, para o anúncio da decisão sobre a localização da futura unidade hospitalar, ou seja, 31 de Março, dada a urgência que este assunto merece para todos os oestinos.

O Município da Lourinhã esteve representado neste encontro que decorreu no Parlamento, que contou com a presença da vice-presidente Edite Estrela, com o presidente da Assembleia Municipal, Brian Silva, e do presidente da Câmara Municipal, João Duarte Carvalho. A delegação oestina contou ainda com o primeiro subscritor da petição, o autarca torriense José Augusto de Carvalho, acompanhado pela presidente da câmara Laura Rodrigues e do presidente da mesa da Assembleia Intermunicipal da OesteCIM, Rui Prudêncio. O presidente da Câmara do Bombarral, Ricardo Fernandes, e o vereador da Câmara do Cadaval, Dinis Duarte marcaram também presença, a par dos deputados oestinos Duarte Pacheco (PSD), Jorge Gabriel Martins e João Nicolau (ambos do PS), que em intervenções distintas no plenário defenderam a construção do futuro Hospital do Oeste de acordo com o resultado do estudo da universidade lisboeta, que aponta o concelho do Bombarral como a melhor opção.

Em declarações ao ALVORADA, Brian Silva elogiou o papel desenvolvido por José Augusto de Carvalho, que deu início a este processo, “na transmissão desta preocupação da população em geral”. “É claro que as pessoas têm a noção que é urgente termos um novo hospital, que a saúde seja consolidada na nossa região e que disponha de melhores serviços à disposição de todos”, adiantou o presidente da Assembleia Municipal da Lourinhã, frisando que defende que “a distância ao novo hospital deve ser equitativa para que todos possam ter um recurso de excelência”. O autarca deixa ainda agradecimentos a todos os lourinhanenses que se empenharam e subscrevaram esta petição popular, que em breve será debatida na Assembleia da República.

Numa nota dos organizadores da petição enviada ao ALVORADA é ainda referido que "a presente petição com mais de 29 mil assinaturas, recolhidas em poucos dias, é um grito de alma de populações que sofrem à míngua de cuidados hospitalares. Um grito de alma como expressão da necessidade profunda e premente de um novo hospital para todo o Oeste. Um grito de alma dirigido às entidades competentes para que não se deixem influenciar por 'visões de campanário' e, muito menos, arrastar por manobras dilatórias contrárias ao interesse geral das populações do Oeste".

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: A.R.