Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

PJ investiga apreensão de cocaína nos concelhos de Óbidos e Peniche

GNR apreensao droga Obidos 01042023

A Polícia Judiciária está a investigar dois casos no Oeste em que a soma da quantidade de cocaína apreendida é a maior dos últimos 15 anos. As ocorrências verificaram-se nos concelhos de Óbidos e Peniche, este sábado, tendo as forças de segurança encontrado cerca de 1,4 toneladas daquele estupefaciente que deverá valor, no mercado negro, 45 milhões de euros. A droga estava abandonada em dois locais destintos, a cerca de cinco quilómetros de distância um do outro.

Durante a manhã, pelas 8h00, a Polícia Marítima apreendeu uma ‘lancha-voadora’ com oito fardos de droga no interior, que encalhou junto à costa, na zona de Peniche de Cima, tendo sido abandonada pelos traficantes. À tarde foi a vez da GNR ter apreendido cerca de uma tonelada de droga em 36 fardos (1.229 kg) que tinha sido depositado pelos traficantes num pinhal privado na zona de Olho Marinho, para que, posteriormente, fossem recolhidos por uma viatura. Segundo revela a GNR em comunicado, foi uma denúncia anónima que levou os militares ao local. As tentativas desencadeadas pelas forças policiais para tentar localizar os traficantes não foram coroadas de sucesso.

O barco semi-rígido dos narcotraficantes acabou por ser rebocado pela Polícia Marítima para o Porto de Peniche, onde se encontra à guarda desta força da Autoridade Marítima Nacional. Ainda segundo o CM, na sequência desta apreensão, a Polícia Marítima, com o apoio da Marinha e da Força Aérea, deverá alargar a vigilância da costa a norte do Oeste, tendo decorrido acções de patrulhamento a sul, nas zonas de Sines, Setúbal e Cascais.

Ao ‘Expresso’, o capitão Diogo Morgado, comandante do Destacamento Territorial de Caldas da. Rainha da GNR, afirmou que “em princípio as duas apreensões estão relacionadas”. O jornal não conseguiu confirmar as informações avançadas pelo CM, de que a droga apreendida pertenceria à mesma rede de tráfico de estupefacientes, que nos últimos meses tem sido bastante pressionada pelas autoridades nesta zona do país. Uma fonte oficial do Departamento de Investigação Criminal da PJ de Leiria sublinhou ao ‘Expresso’ que não estava em condições, para já, de adiantar mais informações sobre as investigações em curso.

Já o ‘Jornal de Notícias’ refere hoje que a PJ suspeita que os traficantes foram surpreendidos quando estavam a descarregar a cocaína, cujo preço de referência segundo um relatório recente da polícia portuguesa rondará os 30 mil euros/quilo. Os inspectores suspeitam que a droga terá sido recolhida em alto mar, a várias milhas da costa, num navio proveniente da América do Sul.

Texto: ALVORADA com CM, JN e Expresso
Fotografia: GNR