Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

PCP promove jornada de defesa do SNS na região Oeste do sul do distrito de Leiria

PCP

O PCP promove esta segunda-feira, em cinco concelhos do Oeste, acções de esclarecimento e de defesa do Serviço Nacional de Saúde junto de diversos estabelecimentos de cuidados de saúde primários. Os centros de saúde de Alcobaça, Bombarral, Peniche, Caldas da Rainha e Nazaré foram escolhidos pela Organização Regional de Leiria do PCP - a par de Leiria, Marinha Grande e Pombal - para receberem esta iniciativa “no âmbito de uma ampla intervenção pelo direito à saúde”, estando esta acção integrada na iniciativa nacional que o partido promove em todo o país.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a direcção da Organização Regional de Leiria do PCP informa que esta iniciativa tem como lema ‘Viver melhor na nossa terra - pelo direito à saúde’, pretendendo-se “esclarecer as populações” de que “há soluções para os problemas que os utentes são confrontados todos os dias”. A exemplo do que acontece no distrito de Lisboa, também no distrito de Leiria “são largos milhares os utentes que não têm médico e enfermeiro de família e impõe-se a necessidade de investimento e requalificação de equipamentos de cuidados de saúde primários e hospitalares designadamente com a construção do novo hospital para a região Oeste”.

Para o PCP, a contratação de médicos em prestação de serviços - seja pelo Estado, pelas autarquias ou por IPSS - não é solução para os cuidados primários de saúde. “Só́ os médicos e enfermeiros de família atribuídos a cada utente fazem a prevenção da doença, acompanham as doenças crónicas para que não se compliquem, fazem a vigilância das gravidezes, asseguram a saúde infantil ou o planeamento familiar”, defende o partido.

Para os comunistas, “os cuidados de saúde não se resumem a passar receitas ou a baixa medica. Existem soluções. É possível garantir as carreiras, melhorar as remunerações dos profissionais de saúde para os fixar nos cuidados primários e melhorar as condições de trabalho e atendimento nos centros de saúde. É possível assegurar o atendimento de urgência acessível nos centros de saúde para situações que não necessitem de tratamento hospitalar e investir nos serviços hospitalares para reduzir as listas de espera em consultas e cirurgias. É possível e necessário investir no SNS e nos seus profissionais, em vez de transferir cada vez mais recursos para o sector privado”, pelo que “é possível melhorar os cuidados de saúde de quem vive e trabalha no distrito de Leiria”.

Texto: ALVORADA com agência Lusa