Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

OesteCIM assina acordo de cooperação com estado brasileiro do Piauí

oestecim

A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste assina esta quinta-feira um acordo de cooperação com o Estado do Piauí, do Brasil, e com o ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, no sentido de se avaliar potenciais oportunidades de partilha de boas práticas e de experiência diferenciadoras entre as três instituições e nos diferentes domínios das políticas públicas e de competitividade económica.

Segundo um comunicado da OesteCIM enviado ao ALVORADA, este acordo é realizado no âmbito da visita que o governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, que começa pelas 16h00 em Peniche, onde a comitiva visitará a FOR-MAR - Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar e a Lota de Peniche da Docapesca - Portos e Lotas, SA. “A visita tem por objectivo conhecer as melhores metodologias e processos de capacitação e desenvolvimento de competências técnicas, assim como os melhores modelos de gestão da área das políticas públicas das pescas no âmbito dos assuntos do mar”, informa a instituição intermunicipal que agrupa os 12 municípios da nossa região.

O programa termina com um jantar, na Quinta Valle do Riacho, no concelho de Alenquer, onde será apresentado o Projecto Oeste Smart Region e a Estratégia de Desenvolvimento do Oeste, que a OesteCIM é “uma Região Inteligente e Sustentável assente no conceito Ambiental, Social e de Governança, tendo como propósito as pessoas”. Na ocasião será feita a apresentação da formação superior ministrada pelo ISCSP e do potencial do Estado do Piauí no âmbito da transição digital. A ementa incluirá produtos regionais e degustação de vinhos da região Oeste.

O Estado do Piauí está localizado no nordeste do Brasil e é conhecido conhecido pelos parques nacionais, que incluem sítios arqueológicos com pinturas rupestres pré-históricas, enormes formações rochosas e grandes áreas de vegetação semiárida onde vivem aves em risco de extinção.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)