Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

PS/Torres Vedras pede substituição do director do ACES Oeste Sul

PS logo

O Partido Socialista (PS) de Torres Vedras pediu ao Ministério da Saúde a substituição do director do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul, segundo um comunicado hoje divulgado, acusando-o de passividade face à falta de médicos.

No comunicado, a comissão política concelhia acusa o director do ACES Oeste Sul, António Martins, de “acomodação”, “passividade” e “indiferença”, “não demonstrando pro-actividade na procura de soluções” para o problema da falta de médicos de família.

Por isso, “reclama da respectiva tutela a sua rápida substituição”, antes do próximo concurso de pessoal médico.

Para os socialistas, António Martins demonstra “incapacidade de promover a atracção de médicos de família para preencher as vagas abertas pelo Ministério da Saúde, por um lado”, assim como “incompetência por incapacidade de relacionamento para reter os profissionais que aqui se formam e prestam serviço”.

Segundo esta comissão política, os utentes sem médico de família passaram de 13.000 para 35.000, cerca de 40% dos inscritos.

A situação “assume maior gravidade nas freguesias rurais, onde são deixados à sua sorte, em regra sem alternativa de recurso a serviços privados, os mais idosos, os doentes crónicos e, em geral, as famílias de menores recursos económicos”, detalham os socialistas.

O ACES Oeste Sul integra os centros de saúde do Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, no distrito de Lisboa.

Texto: ALVORADA com agência Lusa