Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Secretário geral do PCP almoça este sábado com pescadores em Peniche

PCP

No âmbito da acção nacional 'Mais força aos trabalhadores' o PCP - Partido Comunista Português, vai promover este sábado, um almoço com pescadores na Praia do Quebrado, em Peniche que contará com a participação de Paulo Raimundo, secretário-geral do partido.

Com a realização deste almoço, que contará com um período de debate, o PCP pretende ouvir directamente os pescadores e pequenos armadores sobre os seus principais problemas e aspirações. Num comunicado enviado ao ALVORADA, o partido refere ser preciso "valorizar a pesca, para que esta possa garantir uma vida estável que fixe as novas gerações".

Por outro lado, como refere, "é preciso investir nas condições de trabalho a bordo. É preciso aumentar ainda e sempre a segurança das embarcações. É preciso garantir salários e rendimentos dignos aos pescadores todo o ano".

Para o PCP, o País tem potencialidades e recursos que deveriam estar ao serviço do seu desenvolvimento. "A balança comercial da pesca, ou seja, a diferença entre a pesca que o país vende e compra ao estrangeiro, piorou 328 milhões de euros em 2022. Agravou-se a dependência externa alimentar, o que é grave". Por outro lado, "surgem novas ameaças à pesca com o processo que está em curso visando a exploração por multinacionais de energia eólica, o essencial na faixa das 6 às 12 milhas onde se encontram os maiores pesqueiros, para a produção de electricidade colocando uma floresta de torres eólicas ao largo da costa. Uma ameaça que precisa de ser travada".

No mesmo comunicado o partido adianta ainda ser preciso que o país tenha a capacidade de capturar e produzir aquilo que o povo português precisa para comer. "Uma das prioridades do PCP é a defesa da soberania alimentar que passa naturalmente pela defesa deste sector".

Texto: ALVORADA