Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Espaço Sénior São Leonardo de Atouguia da Baleia inicia construção de lar orçado em 1,7 milhões de euros

Espaco Senior Sao Leonardo Atouguia

O Espaço Sénior São Leonardo de Atouguia da Baleia iniciou hoje a construção de um lar de idosos, obra orçada em 1,7 milhões de euros, nesta freguesia do concelho de Peniche, disse o presidente da instituição. “Há mais de 30 anos que se espera por uma resposta destas na freguesia, que ainda não tem um lar”, disse à Lusa João Luís Chagas, adiantando que o empreiteiro vencedor do concurso já iniciou os trabalhos de construção.

No total, a associação penichense pretende investir cerca de 2,3 milhões de euros, dos quais 1,7 milhões de euros na construção do edifício destinado ao lar e o restante na aquisição de mobiliário para o imóvel e veículos para o serviço de apoio domiciliário.

O edifício a construir em terreno cedido pelo Município de Peniche junto à extensão de saúde da freguesia vai estar dimensionado para 40 camas, distribuídas por 20 quartos, em lar, e vai ter capacidade para 25 utentes em centro de dia e para 35 em apoio domiciliário. Com 1.631 metros quadrados de construção, o edifício terá rés-do-chão e cave e, além dos quartos, haverá sala de convívio, refeitório, lavandaria e ginásio, entre outros espaços.

A obra, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelo Município de Peniche, vai decorrer durante 18 meses e terá de ficar concluída até Outubro de 2024, o prazo estipulado pelo PRR, estimando-se que crie 40 postos de trabalho, disse o presidente da associação.

Com seis anos de existência, a associação está sediada na antiga escola primária da freguesia da Atouguia da Baleia, onde funcionam actividades gratuitas para uma centena de idosos.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados