Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município de Peniche investe 1,2 milhões de euros no reforço do abastecimento de água em Ferrel

CM Peniche

A Câmara Municipal de Peniche decidiu hoje lançar concurso público de 1,2 milhões de euros para a construção de um reservatório de água e a requalificação de outro existente, com o objectivo de reforçar o abastecimento na freguesia de Ferrel. “O actual reservatório tem pouca capacidade e é difícil abastecer todas as casas, especialmente no Verão, quando há mais consumo”, explicou o presidente da câmara, Henrique Bertino, à agência Lusa, admitindo problemas de pressão e de falta de água naquela freguesia.

Este município oestino lançou em Fevereiro um concurso de 922 mil euros para a empreitada, mas ficou deserto por falta de concorrentes, o que obrigou os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Peniche a reverem os preços da obra e a pedirem autorização à autarquia para lançar novo concurso. “A freguesia de Ferrel teve um exponencial crescimento nos últimos anos, pelo que se identificou a necessidade premente de construção de um novo reservatório elevado, associada à reabilitação do reservatório existente”, com a respectiva ligação à rede existente, justificou o município na proposta.

Segundo a autarquia, o reservatório existente foi construído nos anos 60 e abastece toda a freguesia, motivo pelo qual existe “deficitária pressão do abastecimento nos locais de cota mais elevada”. O novo reservatório vai ter uma capacidade para 300 metros cúbicos, igual à do existente, capaz de abastecer edificações até três pisos da zona alta da freguesia. A empreitada, com um prazo de execução de 18 meses, vai permitir “fixar a pressão nos locais de cota mais alta e sectorizar o abastecimento em duas zonas”. As obras vão permitir resolver “o défice de água, quando há mais consumo, e reforçar a reservas de água no concelho”, justificou o autarca.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)