Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Região Oeste entre o risco elevado a muito elevado de perigo de incêndios rurais

IPMA logo 2

Mais de 80 concelhos dos distritos de Leiria, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O IPMA colocou também em perigo muito elevado e elevado vários concelhos de todos os distritos (18) do continente.

Na região Oeste são os concelhos de Alcobaça, Cadaval, Caldas da Rainha, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos que estão na lista com risco muito elevado de incêndio, enquanto que os restantes municípios oestinos estão com risco elevado, no patamar inferior na escala de risco do IPMA.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, as 3.107 ocorrências de fogo já afectaram 8.331 hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, com aumento temporário de nebulosidade durante a tarde no interior, vento por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas, possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas serras algarvias durante a tarde e acentuado arrefecimento nocturno.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 7 graus Celsius (na Guarda e Bragança) e os 16 (em Beja, Lisboa e Santarém) e as máximas entre os 17 (na Guarda) e os 27 (em Setúbal).

Texto: ALVORADA com agência Lusa