Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Faleceu António Carneiro, ex-presidente da Região de Turismo do Oeste

Antonio Carneiro

Faleceu esta quinta-feira, vítima de doença prolongada, o autarca socialista torriense António Carneiro, presidente da Região de Turismo do Oeste entre 1984 e 2012, que actualmente exercia as funções de membro da Assembleia Municipal de Torres Vedras e, ainda, da Assembleia Intermunicipal do Oeste, onde presidia à Comissão de Turismo e Ambiente. A Câmara Municipal de Torres Vedras manifestou o seu profundo pesar à família e declarou esta tarde dois dias de luto municipal. “Autarca e dirigente associativo de Torres Vedras, destacou-se pelo empenho no desenvolvimento turístico da Região Oeste e pela dinamização de alguns dos mais importantes eventos do concelho”, refere a nota publicada na rede social Facebook.

Militante nº 66 do Partido Socialista, ao qual aderiu a 1 de Maio de 1974, poucos dias depois da Revolução dos Cravos, a Federação Regional do Oeste do PS emitiu também uma nota de pesar pelo falecimento do autarca torriense. “Ao longo do seu percurso político, António Carneiro, desempenhou várias funções na FRO-PS e na concelhia do PS Torres Vedras, tendo pertencido ao primeiro secretariado do PS de Torres Vedras e sendo o socialista com militância mais antiga na federação”, refere a estrutura socialista liderada pelo lourinhanense Brian Silva. A Federação Regional do Oeste do Partido Socialista, manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do camarada António Carneiro e endossa à sua família e amigos as mais profundas condolências”, conclui a comunicação.

Também a associação, direcção e a equipa técnica da Leader Oeste manifestou publicamente uma nota de pesar da partida do seu director e fundador António Carneiro. "Figura carismática do Oeste, que muito contribuiu para afirmação desta Associação e deste território, defensor dos Oestinos, e do seu património, através da promoção do turismo, e da acérrima promoção da sua identidade, será sempre recordado com grata saudade", refere a comunicação.

A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, que absorveu o território da Região de Turismo do Oeste após a sua extinção, emitiu um comunicado onde sublinha que “é com pesar que, na figura do seu presidente Pedro Machado, lamenta o desaparecimento de António Carneiro, antigo presidente da Região de Turismo do Oeste, e presta reconhecimento público ao legado que deixou à região e ao país no exercício dos seus mandatos”. Destaca ainda esta instituição regional que “entre os contributos de António Carneiro ao nível do turismo, destaca-se a presidência da Região de Turismo do Oeste, entre 1984 e 2013. Nessa qualidade, presidiu à Direção da Associação Nacional das Regiões de Turismo, entre outras funções de grande relevo”. “Nesta hora de pesar, os pensamentos e solidariedade da Turismo Centro de Portugal estão com a família e amigos enlutados, a quem endereça as mais sentidas condolências”, conclui o Turismo do Centro.

António Carneiro, acérrimo defensor da Região de Turismo do Oeste e um forte crítico da decisão governamental que levou à sua extinção, desempenhou funções como presidente da RTO e presidente da Associação Nacional das Regiões de Turismo, onde contribuiu para a reorganização administrativa do sector do turismo. Recebeu a Medalha de Mérito Turismo de 1.º grau (ouro) em 1997 pelo Estado Português. Foi ainda agraciado com a insígnia de Comendador da Ordem do Mérito Agrícola Comercial e Industrial em 2000 e recebeu,a Medalha de Mérito Municipal - Grau Ouro do Município de Torres Vedras e a Medalha de Mérito Municipal de Caldas da Rainha. Anteriormente tinha sido vereador da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras durante 14 anos e desempenhou funções, durante um mandato, como presidente de Junta de Freguesia do Turcifal.    

O corpo de António Carneiro estará em câmara ardente a partir das 19h30 na Capela do Espírito Santo, no Turcifal, realizando-se o funeral amanhã, às 15h00, sendo o corpo cremado no Crematório de Barcarena, no concelho de Oeiras.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)