Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Aspiring Geoparque Oeste dinamizou mais uma sessão ‘Conversando’ nas Caldas da Rainha

Conversando caldas da rainha

Caldas da Rainha acolheu ao fim da tarde mais uma iniciativa do ciclo ‘Conversando’, dinamizado pela Associação Geoparque Oeste, tendo como tema ‘Chancelas UNESCO no território do aspiring Geoparque Oeste. O espaço do Café Concerto do CCC - Centro Cultural e de Congressos das Caldas acolheu a conversa que teve como protagonistas Sérgio Leandro (director da Escola Superior de Tecnologias do Mar de Peniche), Lígia Afonso (docente na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha e coordenadora da Cátedra UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade) e Conceição Henriques (vereadora da Cultura da Câmara Municipal das Caldas da Rainha), tendo como moderador Daniel Pinto, director da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste do Turismo de Portugal.

Cada orador expressou a sua visão sobre como estará a região Oeste daqui a uma década, assim como a importância que a chancela Geoparque Mundial da UNESCO terá na estratégia de desenvolvimento de uma rede global regional no território que pode ser o seu principal dinamizador. Para Miguel Reis Silva, coordenador-executivo do aspiring Geoparque Oeste, “foi uma conversa muito interessante onde as chancelas UNESCO tiveram oportunidade de se apresentar e partilhar o trabalho que têm desenvolvido nos últimos anos nos diferentes territórios em que estão integradas. Por outro lado, falou-se da importância das parcerias e da forma como estas são fundamentais para a promoção e divulgação dos territórios, em especial do Oeste, ao nível turístico, científico, cultural, educacional, mas também económico”.

Na sessão foram ainda recordadas três personalidades recentemente falecidas e que, em diversos campos, muito fizeram pela promoção e desenvolvimento da região Oeste. Foram elas António Carneiro (ex-presidente da Região de Turismo do Oeste), João Bonifácio Serra (historiador e docente universitário) e José Pinho (livreiro que criou o FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos e o Festival Literário Latitudes: Viagens e Viajantes também na vila medieval oestina).

O próximo encontro do ‘Conversando’ está agendado para o dia 18, domingo, com uma caminhada na Serra de Montejunto.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados