Aspiring Geoparque Oeste dinamizou mais uma sessão ‘Conversando’ nas Caldas da Rainha
- Oeste
- 31/05/2023 22:19
Caldas da Rainha acolheu ao fim da tarde mais uma iniciativa do ciclo ‘Conversando’, dinamizado pela Associação Geoparque Oeste, tendo como tema ‘Chancelas UNESCO no território do aspiring Geoparque Oeste. O espaço do Café Concerto do CCC - Centro Cultural e de Congressos das Caldas acolheu a conversa que teve como protagonistas Sérgio Leandro (director da Escola Superior de Tecnologias do Mar de Peniche), Lígia Afonso (docente na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha e coordenadora da Cátedra UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade) e Conceição Henriques (vereadora da Cultura da Câmara Municipal das Caldas da Rainha), tendo como moderador Daniel Pinto, director da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste do Turismo de Portugal.
Cada orador expressou a sua visão sobre como estará a região Oeste daqui a uma década, assim como a importância que a chancela Geoparque Mundial da UNESCO terá na estratégia de desenvolvimento de uma rede global regional no território que pode ser o seu principal dinamizador. Para Miguel Reis Silva, coordenador-executivo do aspiring Geoparque Oeste, “foi uma conversa muito interessante onde as chancelas UNESCO tiveram oportunidade de se apresentar e partilhar o trabalho que têm desenvolvido nos últimos anos nos diferentes territórios em que estão integradas. Por outro lado, falou-se da importância das parcerias e da forma como estas são fundamentais para a promoção e divulgação dos territórios, em especial do Oeste, ao nível turístico, científico, cultural, educacional, mas também económico”.
Na sessão foram ainda recordadas três personalidades recentemente falecidas e que, em diversos campos, muito fizeram pela promoção e desenvolvimento da região Oeste. Foram elas António Carneiro (ex-presidente da Região de Turismo do Oeste), João Bonifácio Serra (historiador e docente universitário) e José Pinho (livreiro que criou o FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos e o Festival Literário Latitudes: Viagens e Viajantes também na vila medieval oestina).
O próximo encontro do ‘Conversando’ está agendado para o dia 18, domingo, com uma caminhada na Serra de Montejunto.