Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município de Peniche disponibiliza novo Geoportal a partir de hoje

MPeniche Mockup Geoportal

Está disponível a partir desta quinta-feira uma nova versão do Geoportal do Município de Peniche. Em comunicado enviado ao ALVORADA, a edilidade informa que esta ferramenta tem como objectivo optimizar, facilitar o acesso à informação geográfica da autarquia. “Esta nova versão permite ainda a participação activa do cidadão no seu relacionamento com os serviços na elaboração ou alteração dos regulamentos municipais”, diz o documento.

Os Sistemas de Informação Geográfica são considerados um dos principais pilares na modernização administrativa das autarquias, contribuindo para um melhor conhecimento e gestão do território, bem como para a dotação do município de uma ferramenta capaz de disponibilizar à comunidade o acesso a serviços electrónicos no domínio da informação territorial e consistem num conjunto de ferramentas digitais, que permitem a análise e manipulação de dados espaciais com o propósito de auxiliar a dar resposta à gestão municipal.

O Geoportal permite a visualização da informação através de um browser de mapas e integra um conjunto considerável de dados que permitem a caracterização do concelho a vários níveis, incluindo os instrumentos de gestão territorial. O Município de Peniche disponibiliza, deste modo, uma ferramenta intuitiva que possibilita de forma rápida e eficaz a emissão de plantas de localização, consultar o Plano Director Municipal entre outras funcionalidades. A informação está estrutura por grandes áreas: Urbanismo, Mobilidade, Ambiente/Energia, Governança, Economia e Viver permitindo que se vá adicionando mais funcionalidades ao longo dos tempos.

O acesso ao Geoportal faz-se através do sítio do Município de Peniche, disponível em https://www.cm-peniche.pt/p/geoportal, onde é possível conhecer a estrutura dos serviços, consultar vídeos tutoriais sobre esta nova ferramenta, ou acedendo diretamente https://websig.oestedigital.pt/peniche

Texto: ALVORADA com comunicado da CMP